A norma que estabelece os requisitos básicos exigíveis para...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBR 6118-2014
20.4 Armaduras de punção
Quando necessárias, as armaduras para resistir à punção devem ser constituídas por estribos verticais ou conectores (studs), com preferência pela utilização destes últimos.
A ABNT NBR 6118:2014 trata da punção que é o fenômeno do “pilar furar a laje”, e pode ocorrer em lajes apoiadas diretamente sobre pilares, chamadas lajes planas protendidas, e ocorre devido a grandes tensões cisalhantes provocadas por forças concentradas em pequenas áreas. Para combater este fenômeno utiliza-se as armaduras para combate a punção para resistirem aos esforços de tração diagonais no perímetro do pilar, utilizando-se da boa resistência do aço a esse tipo de esforço.
As armaduras de punção realizam papel de resistir aos esforços de tração presentes na interface laje-pilar, sendo posicionadas de forma que os esforços são transferidos do concreto ao aço, que viabiliza espessuras menores em lajes lisas sem a necessidade do uso de capitéis, assegurando-se uma estrutura mais esbelta.
Punção nada mais é que a ruína por cisalhamento antes de a capacidade resistente a flexão ser atingida, provocando uma ruptura abrupta, sem aviso, e geralmente desastrosa. Os efeitos cisalhantes são combatidos com a utilização de estribos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo