Assinale a alternativa em que a frase do texto permanece co...
O tempo dirá se o Marco Civil da internet é bom ou ruim
Foi aprovado o Marco Civil da internet: aquilo a que chamam de “Constituição da internet” e que será capaz de afetar diretamente a vida de milhões de usuários que já não usam mais a internet apenas para se divertir, mas para trabalhar.
O Marco Civil garantirá a neutralidade da rede, segundo a qual todo o conteúdo que trafega pela internet será tratado de forma igual. As empresas de telecomunicações que fornecem acesso poderão continuar vendendo velocidades diferentes. Mas terão de oferecer a conexão contratada independentemente do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. O conteúdo poderá ser acessado apenas mediante ordem judicial. Na prática, as conversas via Skype e as mensagens salvas na conta de e-mail não poderão ser violadas, a menos que o Judiciário determine.
Excluiu-se do texto aprovado um artigo que obrigava empresas estrangeiras a instalar no Brasil seus datacenters (centros de dados para armazenamento de informações). Por outro lado, o projeto aprovado reforçou dispositivo que determina o cumprimento das leis brasileiras por parte de companhias internacionais, mesmo que não estejam instaladas no Brasil.
Ressalte-se ainda que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. Assim, não ficará mais a cargo dos provedores a decisão de manter ou remover informações e notícias polêmicas. Portanto, o usuário que se sentir ofendido por algum conteúdo no ambiente virtual terá de procurar a Justiça, e não as empresas que disponibilizam os dados.
Este é o Marco Civil que temos. Se é o que pretendíamos ter, o tempo vai mostrar. Mas, sem dúvida, será menos pior do que não termos marco civil nenhum.
(O Liberal, Editorial de 24.04.2014. Adaptado)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
A) Ressalte-se, ainda, que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça. ? temos uma palavra denotativa de inclusão, uso de vírgula facultativo, frase correta.
B) O Marco Civil garante, a inviolabilidade e o sigilo, das comunicações. ? garante alguma coisa (verbo transitivo direto, a vírgula separa incorretamente o objeto direto de seu verbo).
C) As empresas de telecomunicações que fornecem acesso, poderão continuar vendendo, velocidades diferentes. ? as empresas... poderão (vírgula separando o sujeito de seu verbo).
D) O conteúdo poderá ser acessado apenas, mediante, ordem judicial. ? o correto seria separar o termo "apenas": ser acessado, apenas, mediante ordem judicial.
E) Mas terão de oferecer, a conexão contratada independentemente, do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos. ? oferecer alguma coisa, vírgula separando o objeto direto de seu verbo, temos uma incorreção.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Estuda o passado se queres prognosticar o futuro.
GABARITO A
As palavras denotativas, já que isolam um termo dentro da oração, uso de vírgula facultativo
Exemplos:
Denotativas de Inclusão – até, ainda, além disso, também, inclusive etc
CORREÇÕES
A) CORRETA…Ressalte-se, ainda, que a exclusão de conteúdo só poderá ser ordenada pela Justiça.
B) ERRADA ... O Marco Civil garante ( , ) a inviolabilidade e o sigilo ( , ) das comunicações.
correção: . O Marco Civil garante a inviolabilidade e o sigilo das comunicações. ( garantir: não se separa VTD do OD / sigilo de algo: separando o substantivo do seu complemento nominal)
C) ERRADA... As empresas de telecomunicações que fornecem acesso ( , ) poderão continuar vendendo ( , ) velocidades diferentes
correção: As empresas poderão (não se separa sujeito do seu verbo) vendendo velocidades (quem vende, vende alguma coisa)
D) ERRADA.. O conteúdo poderá ser acessado ( , ) apenas ( , ) mediante ( , ) ordem judicial.
correção: (acredito que o "apenas" é facultativo estar entre vírgulas e a "ordem judicial" seja o complemento nominal da palavra mediante, que não poderia estar separado por vírgula)
E) ERRADA.. Mas terão de oferecer ( , ) a conexão contratada independentemente ( , ) do conteúdo acessado pelo internauta e não poderão vender pacotes restritos.
correção: (oferecer a conexão: não se separa o verbo do complemento / independente de algo: não se separa o adjetivo do seu complemento)
Gabarito ( A )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
Gab - A
Não podem ser separados por vírgulas o SUJEITO e o VERBO!
Também não podem ser separados por vírgulas: adjunto adnominal, complemento nominal e adjunto adverbial, que funcionem como complemento; e agente da passiva.
Exceção: OBJETOS colocados em ordem inversa PODEM ser separados (vírgula facultativa). Ex: Aos netos, a avó deu carinho.
Fáceis de ridículas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo