Na frase “difícil perceber o que sempre está ao nosso redor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1746769 Português
Para responder à questão, leia o seguinte trecho:

Uma das nossas maiores falhas e causas da infelicidade que sentimos provém de considerarmos difícil perceber o que sempre está ao nosso redor. Sofremos _____ não vemos o valor do que está diante de nós e suspiramos, muitas vezes injustamente, pelas atrações imaginárias de outro lugar. Em parte, esse problema é causado pela nossa presteza em nos acostumarmos às coisas: somos especialistas na arte de se habituar.
A arte é um recurso que permite retornarmos a uma concepção mais precisa do que é valioso ao operar contra o hábito e nos convidar a redimensionar o que amamos ou admiramos.

(Alain de Botton e John Armstrong. “Arte como terapia”. Adaptado. 2014, p.59). 
Na frase “difícil perceber o que sempre está ao nosso redor”, o advérbio sublinhado expressa ideia de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Tempo.

A questão propõe a análise do trecho "difícil perceber o que sempre está ao nosso redor" para identificar o valor semântico do advérbio sublinhado. Vamos entender cada uma das opções:

A - Tempo: O advérbio "sempre" indica uma continuidade temporal, ou seja, algo que ocorre em todos os momentos. Portanto, "sempre" expressa a ideia de tempo, indicando que a situação mencionada acontece de maneira constante.

B - Modo: Advérbios de modo normalmente explicam como uma ação é realizada, como em "rapidamente" ou "cuidadosamente". No caso de "sempre", não há indicação de como algo ocorre, mas sim de quando ocorre, o que não justifica essa alternativa.

C - Lugar: Advérbios de lugar se referem a onde algo acontece, como "aqui" ou "ali". "Sempre" não indica um local, mas uma condição temporal, sendo assim, essa alternativa está incorreta.

D - Intensidade: Advérbios de intensidade modificam o grau de um adjetivo, verbo ou outro advérbio, como "muito" ou "bastante". "Sempre" não altera a intensidade de algo, mas sim a frequência temporal, logo, essa alternativa também não está correta.

Dessa forma, a alternativa correta é a A - Tempo, pois o advérbio "sempre" expressa uma ideia de continuidade temporal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Advérbio de intensidade: são utilizados para intensificar o sentido dos verbos, ou advérbios a que se ligam. São palavras como: assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco. Advérbio de negação: Ao contrário dos advérbios de afirmação, estes complementam ou reforçam o sentido de negação. São palavras como “não”, “nem”, “negativo”, entre outras. Em alguns casos particulares, algumas palavras, como “nenhum”, “nada”, “nunca”, “jamais”, podem ser consideradas advérbios de negação se estiverem intensificando um adjetivo, um advérbio ou caracterizando um verbo. Advérbio de modo: Ajuda a especificar a maneira como a ação dos verbos foi feita. São palavras como “bem”, “mal”, “melhor”, “pior”, “devagar”, “rápido”, entre outras. Quando se acrescenta o sufixo –mente a muitos adjetivos, estes passam a ser advérbios de modo. Advérbio de tempo: Dá ideia de tempo e período dos verbos a que se referem. São palavras como “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “antes”, “depois”, “cedo”, “tarde”, “sempre”, “nunca”, entre outras. Advérbio de lugar: Caracteriza o lugar ao qual o verbo se refere. São palavras como “aqui”, “ali”, “lá”, “cá”, “perto”, “longe”, “dentro”, “fora”, “atrás”, entre outras. Advérbio de dúvida: Complementam ou reforçam o sentido de dúvida. São palavras como “talvez”, “quiçá”, “possivelmente”, “provavelmente”, “porventura”, entre outras. Advérbio de afirmação: Essas palavras complementam ou reforçam o sentido de afirmação. São palavras como “sim”, “certo”, “claro”, “positivo”, “decerto”, “realmente”, entre outras que contribuem para marcar o valor afirmativo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo