Sobre o aquecimento global é correto afirmar que:
Texto VII
“O aquecimento global é uma consequência das
alterações climáticas ocorridas no planeta."
Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco séculos, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. "Esse crescimento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais".
Brasil Escola, disponível: http://www.brasilescola.com/ geografia/aquecimento-global.htm (com adaptações)
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos entender o motivo pelo qual a alternativa D é a correta.
O aquecimento global refere-se ao aumento gradual da temperatura média da Terra, principalmente devido às atividades humanas que liberam gases de efeito estufa, como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxidos de nitrogênio (NOx).
A alternativa D está correta porque:
"as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa através do aumento na queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural."
Vamos analisar os pontos principais:
- Atividades humanas: A maior parte do aquecimento global é atribuída às emissões de gases de efeito estufa geradas por atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis.
- Combustíveis fósseis: Petróleo, carvão mineral e gás natural são responsáveis pela liberação de grandes quantidades de CO2, que contribuem significativamente para o efeito estufa.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - "O aquecimento global está diretamente relacionado aos fenômenos físicos e naturais como degelo das camadas polares, a desertificação e à atividade industrial."
Esta alternativa mistura causas e consequências. O degelo e a desertificação são consequências do aquecimento global, não causas diretas.
B - "As previsões mais otimistas da comunidade científica estimam que nos próximos anos nos aproximaremos da erradicação da emissão de gases poluentes pela consciência social e política do problema."
Infelizmente, esta afirmação é otimista demais. Embora haja esforços globais para reduzir as emissões, a erradicação completa é um objetivo que ainda está longe de ser alcançado.
C - "O Brasil, principal poluidor e emissor de gases de efeito estufa, tem nos desmatamentos e nas queimadas as principais fontes de emissão de gases causadores do aquecimento global."
O Brasil é um grande emissor, mas não o principal poluidor global. Além disso, embora o desmatamento contribua significativamente, a queima de combustíveis fósseis é a principal fonte global.
E - "Através do Protocolo de Kyoto as nações desenvolvidas comprometem-se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito estufa, pela metade em relação aos níveis de 1990."
O Protocolo de Kyoto estabelece metas de redução, mas não exige a redução pela metade em relação aos níveis de 1990.
Para concluir, a alternativa D destaca corretamente o papel das atividades humanas e a queima de combustíveis fósseis no aquecimento global. É importante compreender essas interações para responder adequadamente às questões de concursos sobre Meio Ambiente, Sustentabilidade e Aquecimento Global.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo