No campo científico e cultural, um fenômeno adquire notoried...
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A alternativa correta é a B - a perda de credibilidade nas chamadas metanarrativas ou grandes teorias sociais.
Para compreender essa questão, é essencial entender que a denominada "crise das ciências sociais" reflete uma ampla discussão sobre a validade dos paradigmas estabelecidos durante a modernidade. Essa crise é marcada pelo questionamento das grandes teorias que buscavam explicar de forma universal os fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais. Nesse sentido, a pós-modernidade é caracterizada por uma desconfiança em relação à capacidade dessas grandes narrativas (ou metanarrativas) de explicar a complexidade da realidade contemporânea.
A alternativa correta destaca essa característica central da pós-modernidade. As metanarrativas, como o Iluminismo, o Marxismo e outros grandes sistemas explicativos, perdem seu status de teorias incontestáveis e passam a ser vistas como insuficientes para dar conta da diversidade e das múltiplas realidades que emergem no cenário pós-moderno. A pós-modernidade valoriza as narrativas locais, específicas e individuais, em contraponto às grandes teorias que buscavam explicações universais para os processos sociais.
Essa mudança de perspectiva também afeta o Serviço Social, uma vez que a profissão sempre esteve ligada ao entendimento e à intervenção nos problemas sociais. Os profissionais da área são desafiados a incorporar essa nova maneira de compreender a sociedade em suas práticas, reconhecendo a pluralidade de experiências e as particularidades dos indivíduos e grupos com os quais trabalham.
Portanto, a alternativa B é a correta porque reflete adequadamente essa transição paradigmática da modernidade para a pós-modernidade, marcada pela crise das grandes narrativas que antes orientavam o entendimento do mundo social.
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B) a perda de credibilidade nas chamadas metanarrativas ou grandes teorias sociais.
"Longe de apresentar‐se como um pensamento homogêneo, a pós‐modernidade tem
como “traço definidor” a perda de credibilidade nas chamadas metanarrativas ou
grandes teorias sociais (ANDERSON, 1999). Anuncia o desaparecimento das grandes
oposições nos campos político, social, filosófico, artístico e cultural. O abandono de
categorias como totalidade e essência (TONET, 2006) leva à emergência de outras mais
locais e operativas, originando, assim, um modo de análise da realidade mais flexível,
fragmentado e subjetivo. Para Jameson (1996, p. 32), os elementos constitutivos do pós‐
moderno referem‐se a “uma nova falta de profundidade, que se vê prolongada tanto na
‘teoria’ contemporânea quanto em toda essa cultura da imagem e do simulacro; um
conseqüente enfraquecimento da historicidade tanto em nossas relações com a história
pública quanto em nossas formas de temporalidade privada”.
http://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/altineia.neves/servico-social-e-projetos-de-sociedade/simionatto-ivete-as-expressoes-ideoculturais-da-crise-capitalista-na-atualidade-e-sua-influencia-teoricopolitica
B) a perda de credibilidade nas chamadas metanarrativas ou grandes teorias sociais.
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