Em referência ao gigantismo e acromegalia, pode-se afirmar ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302000 Medicina
Em referência ao gigantismo e acromegalia, pode-se afirmar que o hormônio do crescimento (GH) estimula o crescimento somático e regula o metabolismo. O GHRH é o principal estimulante e a somatostatina é o principal inibidor da síntese e liberação do GH. O GH controla a síntese do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1, também chamado de somatomedina-C), que em grande medida controla o crescimento. Embora o IGF-1 seja produzido em muitos tecidos, o fígado é a principal fonte.


Sobre o tema, analise os enunciados abaixo:


I- Os efeitos metabólicos do GH são bifásicos. O GH exerce, inicialmente, efeitos semelhantes à insulina, aumentando a captação de glicose nos tecidos muscular e adiposo, estimulando a captação de aminoácidos e a síntese proteica no fígado e nos músculos, inibindo a lipólise no tecido adiposo.  II- Vários adenomas secretores de GH contêm uma forma mutante da proteína Gs, que é o estímulo regulador da adenilato ciclase. As células com a forma mutante de proteína Gs apenas secretam GH na presença de GHRH. São muitos os casos de produção ectópica de GHRH por tumores, em especial de pâncreas e pulmão.


Sobre os enunciados apresentados, é CORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque o primeiro enunciado está de fato correto ao descrever os efeitos metabólicos bifásicos do hormônio do crescimento (GH). Inicialmente, o GH pode ter efeitos semelhantes à insulina, facilitando a captação de glicose e aminoácidos, estimulando a síntese proteica e inibindo a lipólise. No entanto, a longo prazo, o GH promove a lipólise e aumento da gliconeogênese, tendo efeitos anti-insulínicos. Por outro lado, o segundo enunciado está incorreto. Adenomas secretores de GH podem conter uma forma mutante da proteína Gs, que constitutivamente ativa a adenilato ciclase e aumenta a produção de cAMP, levando à secreção excessiva de GH independentemente do GHRH. Portanto, não é correto afirmar que as células com a forma mutante da proteína Gs "apenas secretam GH na presença de GHRH". Na realidade, essas mutações na proteína Gs podem levar a uma secreção descontrolada de GH sem a necessidade de estímulo do GHRH. Produções ectópicas de GHRH podem ocorrer, mas não estão associadas especificamente à presença dessa mutação na proteína Gs.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo