Considerando os efeitos de determinados tributos no equilíb...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Errada. O nível de arrecadação do governo sobre a atividade produtiva do monopolista é maior quando cobrado impostos ad valorem. (Arrecadação no monopólio: Imposto ad valorem > imposto unitário > imposto lump sum)
B) Correta. Apesar de o efeito sobre a curva de oferta ser um deslocamento paralelo à esquerda quando instituído um imposto unitário, e o efeito sobre a curva de oferta ser uma mudança na inclinação da curva quando instituído um imposto ad valorem, a perda de excedente do mercado representará uma área igual no gráfico em ambas as hipóteses, razão pela qual a arrecadação do governo será a mesma num mercado competitivo.
C) Errada. Vide comentário anterior.
D) Errada. Vide alternativa B.
E) Errada. Um imposto específico sobre as vendas do monopolista eleva o custo marginal, deslocando sua respectiva curva para cima ou para a esquerda porque o imposto específico funciona como um custo variável para a empresa. Provocará, assim, uma queda na quantidade produzida e um aumento de preços para o consumidor. Nesse último caso, a proporção do aumento do preço será menor se o custo marginal tiver declividade positiva, e, se o custo marginal for horizontal, a parcela do aumento do preço será maior (maior o repasse do imposto para o consumidor).
SAMPAIO, Luíza; Microeconomia. 3.ed. 2023. Saraiva.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo