Em relação à temporalidade sagrada, analise as afirmativas a...
I. Para as religiões, ou para as pessoas religiosas, existem diferenças entre o Tempo Sagrado e o Tempo Profano. Isso porque o tempo sagrado é tempo mítico, ou seja, primordial, o tempo da origem das coisas que se torna presente. Cada festa sagrada, cada tempo litúrgico consiste na atualização de um evento sagrado que teve lugar num passado mítico.
II. O tempo sagrado, que é relembrado por meio de festas e rituais, é um tempo inicial, original, o qual não é relacionado com o passado histórico, pois nada veio antes dele. O tempo sagrado é o momento memorável da criação ou origem, o homem religioso procura nas festas e rituais religiosos atualizar o pacto da criação.
III. A atualização do ritual do tempo primeiro é a base de todo calendário sagrado. Essa festa não é a comemoração de um evento mítico, mas a sua reatualização, visto que o tempo sagrado é o instante prodigioso em que uma realidade foi criada, em que ela se manifestou pela primeira vez, plenamente.
Assinale
Gabarito comentado
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A alternativa correta é “D” - todas as afirmativas estão corretas.
Vamos analisar cada uma das afirmativas e entender o porquê:
I. Para as religiões, ou para as pessoas religiosas, existem diferenças entre o Tempo Sagrado e o Tempo Profano. Isso porque o tempo sagrado é tempo mítico, ou seja, primordial, o tempo da origem das coisas que se torna presente. Cada festa sagrada, cada tempo litúrgico consiste na atualização de um evento sagrado que teve lugar num passado mítico.
A afirmativa I está correta. No contexto das religiões, o Tempo Sagrado é visto como um tempo mítico e primordial, diferente do Tempo Profano que é o tempo comum, cotidiano. Esse Tempo Sagrado é o tempo da origem das coisas, sendo constantemente atualizado através de festas sagradas e rituais litúrgicos, fazendo um evento passado tornar-se presente.
II. O tempo sagrado, que é relembrado por meio de festas e rituais, é um tempo inicial, original, o qual não é relacionado com o passado histórico, pois nada veio antes dele. O tempo sagrado é o momento memorável da criação ou origem, o homem religioso procura nas festas e rituais religiosos atualizar o pacto da criação.
A afirmativa II também está correta. O Tempo Sagrado é considerado um tempo inicial e original, relacionado ao momento da criação ou origem das coisas. Ele não se vincula ao passado histórico, mas sim a um passado mítico. As festas e rituais são formas de relembrar e atualizar este pacto de criação.
III. A atualização do ritual do tempo primeiro é a base de todo calendário sagrado. Essa festa não é a comemoração de um evento mítico, mas a sua reatualização, visto que o tempo sagrado é o instante prodigioso em que uma realidade foi criada, em que ela se manifestou pela primeira vez, plenamente.
A firmativa III está correta. No contexto religioso, o calendário sagrado é baseado na atualização dos rituais do tempo primeiro. Essas festas e rituais não são apenas comemorações, mas reatualizações de eventos míticos, trazendo novamente à presença o instante prodigioso da criação ou manifestação original.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa "D" é correta pois todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. Elas descrevem com precisão o conceito de Tempo Sagrado nas religiões, diferenciando-o do Tempo Profano e explicando a importância das festas e rituais como formas de atualização e reatualização de eventos míticos e primordiais.
Conclusão:
Compreender a distinção entre Tempo Sagrado e Tempo Profano é essencial para entender a dinâmica dos rituais e festividades religiosas. Esses conceitos são centrais para muitas tradições religiosas, onde o tempo mítico é continuamente trazido à presença através de rituais, permitindo aos fiéis uma conexão constante com suas origens sagradas.
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