Um colaborador, durante suas atividades laborais, derruba um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q937528 Enfermagem
Um colaborador, durante suas atividades laborais, derruba um copo de vidro, quebrando-o acidentalmente. Um dos pedaços de vidro atinge o olho direito do colaborador, permanecendo no mesmo. Nessa situação, o profissional da saúde, ao socorrer esse colaborador no local em que ocorreu o trauma ocular, imediatamente, deve
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Não se deve comprimir o olho lesionado, a aplicação de bolsa de gelo é contraindicada, podendo agravar o quadro do paciente. Alternativa A está errada. 

Não se deve tentar retirar qualquer corpo estranho e nem tocar em uma possível perfuração. Alternativa B está errada. 

Não se deve utilizar algodão, suas fibras podem aderir a lesão e ao olho. Alternativa C está errada. 

O curativo provisório é importante em casos de lesão ou perfuração no local. Deve-se fazer uma bandagem no olho afetado, fazendo com que a região fique protegida sem compressão ocular, caso tenhas disponível um escudo rígido é ainda melhor. Alternativa D está correta. 

Não deve ocorrer a automedicação, além disso a utilização do algodão é contraindicada. Alternativa E está errada. 

 

Gabarito do Professor: Letra D 

 

Bibliografia 
Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Situações que podem causar lesões oculares!. Revista Veja Bem, n 15, 2018. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra d

 

Traumas Oculares

 

O profissional de enfermagem, ao realizar a avaliação primária do paciente na triagem, deve direcionar sua anamnese de maneira a identificar o tipo de substância em contato com a mucosa ocular, o tempo e a quantidade de exposição.

 

De maneira geral, recomenda-se irrigar o olho com solução fisiológica a 0,9% abundantemente, na intenção de retirar o produto em contato com a mucosa ocular.

 

Em traumas por corpo estranho, ressalta-se que nunca se deve tentar a remoção mecânica do material, independente do tamanho, pois sua retirada pode promover aumento da lesão inicial. Por esse motivo também contraindica-se aplicar pressão no olho lesionado ou tampão, devendo protegê-lo apenas com escudo rígido.

 

Nos casos de pacientes politraumatizados com queixa de presença de corpo estranho no olho - comumente presença de vidro -, devem-se avaliar se partes de vidro visíveis na mucosa ocular. Caso haja material deve-se apenas proteger o olho e aguardar avaliação oftalmológica. Porém, caso haja apenas presença de pó de vidro, pode-se também realizar irrigação abundante com solução fisiológica 0,9%.

 

 

Enfermagem de Emergência / Ariadne da Silva Fonseca... [et al.]; [organizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Rede de Hospitais São Camilo]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. ISBN 978-85-352-4870-8

 Charles Santos obrigada! Seus comentários tem ajudado bastante...

Josi R.

 

Fico feliz em saber disso. Meu objetivo aqui no Qconcursos é de poder acrescentar mais conhecimentos a todos que estão na luta pela aprovação em concursos.

O que seria um ''escudo rígido''?......

o que seria o escudo rígido?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo