O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e signific...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q558648 Pedagogia
O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - errado

A questão aborda um conceito muito importante na área de avaliação educacional, que é a distinção entre avaliação somativa e avaliação formativa. Para entender a resposta, é essencial saber a diferença entre esses dois tipos de avaliação.

A avaliação somativa é aquela realizada ao final de um período de aprendizagem, com o objetivo de sintetizar o que o aluno aprendeu. Ela costuma ser associada a testes, exames finais e notas que resumem o desempenho do estudante ao término de uma unidade de ensino, semestre ou ano letivo.

Por outro lado, a avaliação formativa é a que acontece continuamente durante o processo de ensino e aprendizagem. Seu foco está em fornecer feedbacks constantes para que tanto professores quanto alunos possam refletir sobre a aprendizagem em andamento e fazer ajustes necessários para melhorar o desempenho e a assimilação dos conteúdos.

Dessa forma, ao dizer que as avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, como garantia de acompanhamento da aprendizagem, o item apresenta uma confusão conceitual. A característica de acompanhamento contínuo é própria da avaliação formativa, não da somativa. Portanto, a afirmativa é errada, justificando o gabarito E.

É essencial para quem está se preparando para concursos públicos na área da educação compreender bem essas distinções, pois elas são fundamentais para a prática pedagógica voltada para uma avaliação que realmente contribua para o processo educativo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado

O erro está na palavra GARANTE.

Avaliação Somativa: É uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à determinação do grau de domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação. É também chamada de avaliação das aprendizagens.

Segundo Gil, avaliação somativa é:

Uma avaliação pontual, que geralmente ocorre no final do curso, de uma disciplina, ou de uma unidade de ensino, visando determinar o alcance dos objetivos previamente estabelecidos. Visa elaborar um balanço somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação e pode ser realizada num processo cumulativo, quando esse balanço final leva em consideração vários balanços parciais. ( GIL, 2006,p. 248).  
Já avaliação formativa tem a finalidade de proporcionar informações acerca do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, para que o professor possa ajustá-lo às características dos estudantes a que se dirige. Suas funções são as de orientar, apoiar, reforçar e corrigir. ( GIL, 2006, p. 247, 248).  

Função somativa – tem como objetivo, segundo Miras e Solé (1996, p. 378) determinar o grau de domínio do aluno em uma área de aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode ser utilizada como um sinal de credibilidade da  aprendizagem realizada. Pode ser chamada também de função creditativa. Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento. A avaliação somativa pretende ajuizar do progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir resultados já colhidos por avaliações do tipo formativa e obter indicadores que permitem aperfeiçoar o processo de ensino. Corresponde a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a um todo sobre o qual, até aí, só haviam sido feitos juízos parcelares. 

Para Bloom (1993) A AVALIAÇÃO SOMATIVA (CLASSIFICATÓRIA), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. O objetivo é avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso. 

É através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback que informa o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos, visando também a atribuição de notas.

Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/index.php?pagina=2

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo