A respeito das angiospermas, que compreendem grande diversid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Polícia Federal
Q1187694 Biologia
A respeito das angiospermas, que compreendem grande diversidade de árvores, arbustos e espécies herbáceas, rasteiras e aquáticas, julgue o item abaixo.
As angiospermas se dividem em dois grupos — monocotiledôneas e dicotiledôneas. Estas apresentam folhas com nervuras paralelas, flores geralmente homeoclamídeas, caules com estrutura astélica, com feixes condutores em que o xilema e o floema não estão separados pelo câmbio.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado. Vamos entender por quê.

As angiospermas, que são o grupo de plantas com flores e frutos, realmente se dividem em dois grandes grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas. No entanto, a descrição fornecida na questão sobre as características das dicotiledôneas está incorreta.

Vamos analisar as características mencionadas:

  • Folhas com nervuras paralelas - Esta característica é típica das monocotiledôneas, e não das dicotiledôneas. As dicotiledôneas geralmente apresentam nervuras reticuladas (em forma de rede).
  • Flores geralmente homeoclamídeas - O termo "homeoclamídeas" se refere a flores com verticilos florais (pétalas e sépalas) iguais ou similares. Embora essa característica possa estar presente em algumas dicotiledôneas, não é uma característica exclusiva ou predominante deste grupo.
  • Caules com estrutura astélica - A estrutura astélica é também mais comum em monocotiledôneas. As dicotiledôneas tipicamente possuem um caule com estrutura eustélica, em que os feixes vasculares são organizados em um anel.
  • Feixes condutores em que o xilema e o floema não estão separados pelo câmbio - Esta é uma característica das monocotiledôneas. Nas dicotiledôneas, o xilema e o floema são separados pelo câmbio vascular, que é uma camada de células meristemáticas responsável pelo crescimento secundário (em espessura) da planta.

Portanto, a descrição das dicotiledôneas fornecida na questão está incorreta em vários pontos chave, o que justifica a alternativa E (errado) como correta.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas. Se precisar de mais alguma informação ou tiver outras questões, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: errado.

Câmbio vascular

Nos feixes libero-lenhosos das dicotiledôneas, o floema está voltado para o exterior do caule e o xilema para o interior. Entre o floema e o xilema de um feixe há um tecido meristemático: o câmbio vascular e o câmbio suberógeno ou felogênio.

Fonte: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Morfofisiologia_vegetal/morfovegetal26.php#:~:text=C%C3%A2mbio%20vascular,o%20c%C3%A2mbio%20suber%C3%B3geno%20ou%20felog%C3%AAnio.

4 grupos: angiospermas basais, magnolideas, monocotiledôneas e eudicotiledôneas

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo