Em relação à farmacocinética, as penicilinas apresentam vár...
Em relação à farmacocinética, as penicilinas apresentam várias diferenças, as quais definem seu uso clínico: Benzilpenicilinas ou penicilinas naturais; Aminopenicilinas; penicilinas resistentes às penicilinases; penicilinas de amplo espectro. Com relação a essas diferenças, podemos afirmar que
I. entre as benzilpenicilinas, a associação da penicilina com determinadas substâncias determina sua farmacocinética e farmacodinâmica. A penicilina cristalina ou aquosa, por exemplo, é restrita ao uso endovenoso.
II. as aminopenicilinas são penicilinas semissintéticas, disponíveis desde 1960, após a adição de um grupo amino na cadeia lateral, e de espectro de ação mais amplo, em relação às benzilpenicilinas. Apresentam boa absorção, tanto oral como parenteral. As aminopenicilinas disponíveis para uso clínico no Brasil são: ampicilina e amoxacilina.
III. Penicilinas resistentes às penicilinases. Após o advento da penicilina G, houve uma rápida disseminação de resistência a esta droga, por produção de ß-lactamases, pelos estafilococos. Assim, foram desenvolvidas as penicilinas resistentes às penicilinases.
IV. Penicilinas de amplo espectro são obtidas por associação com inibidores de ß-lactamase.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.