Ao mesmo tempo em que iniciou o processo de integração econô...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q307758 História
A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos “Anos JK”, aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue o item a seguir.
Ao mesmo tempo em que iniciou o processo de integração econômica, lançando as bases da construção do Brasil moderno, a Era Vargas (1930-1945) também correspondeu à gradativa redução da participação do Estado na economia e ao avanço das concepções descentralizadas de administração e de política.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O item apresentado para julgamento traz uma assertiva que carece de precisão na sua contextualização histórica. De fato, a Era Vargas (1930-1945) foi um marco no processo de integração econômica e de sentar as bases para a construção de um Brasil moderno. No entanto, a afirmação de que houve uma gradativa redução da participação do Estado na economia, bem como um avanço das concepções descentralizadas de administração e de política, não reflete corretamente o contexto daquela época.

Ao contrário do que sugere a proposição, durante o governo de Getúlio Vargas observou-se uma acentuada centralização do poder e um fortalecimento do papel do Estado na economia. O Estado Novo, particularmente, caracterizou-se pelo aumento da intervenção estatal, com a criação de diversas empresas estatais e a implementação de políticas que visavam à industrialização e ao desenvolvimento econômico interno.

Em face dessas considerações, o item em questão foi julgado como Errado, uma vez que a redução da participação do Estado na economia e o avanço das concepções descentralizadas não foram características da Era Vargas, mas sim de períodos subsequentes da história brasileira.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado! Vargas era nacionalista. A participação do estado aumentava e não diminuía.

A primeira observação a ser feita é que o texto refere-se ao Estado ( Pessoa Juridica formada por Território e sociedade - Brasil )  e não aos ESTADOS BRASILEIROS.  Portanto, Vargas era nacionalista e a participação do estado só aumentava.

Justamente tudo ao contrário .

Errado Vargas tinha politica NACIONALISTA E ESTATIZANTE.

Havia a influência do corporativismo(influência de Mussolini-ITA e do Nazi-fascismo), ou seja, a cabeça comanda o corpo social. O presidente é o cabeça que deve comandar o Brasil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo