Com a crescente racionalização da sociedade, ocorre uma exte...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q56622 Administração Pública
Com a crescente racionalização da sociedade, ocorre uma extensão qualitativa das tarefas administrativas, aumentando a indispensabilidade do conhecimento especializado, que se torna, cada vez mais, a base da posição de poder do governante. Ocorre tipicamente que o senhor já não se satisfaz com a consulta ocasional a pessoas de sua confi ança pessoal, ou mesmo a uma assembléia dessas pessoas, convocada intermitentemente e em situações difíceis. Entre as formas institucionais abaixo, selecione aquela que deu origem à burocracia ocidental moderna.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. Agora, vamos entender o porquê e como essa questão aborda o tema de modelos teóricos de Administração Pública.

A pergunta está relacionada ao desenvolvimento da Burocracia Ocidental Moderna, um conceito central na Administração Pública. Max Weber, um dos principais teóricos desse tema, descreveu a burocracia como uma forma de organização caracterizada por regras claras, hierarquia definida e especialização de funções. A alternativa correta menciona exatamente essas características.

Alternativa D: "Os órgãos colegiados, que deliberavam em sessão contínua, e cujo núcleo era constituído por funcionários e ex-funcionários, que dominavam o conhecimento especializado e que formaram estruturas duradouras, independentes da pessoa."

Essa alternativa descreve uma formação específica e duradoura de administração, onde a autoridade não está centrada em uma pessoa específica (personalismo), mas sim em uma estrutura de regras e conhecimento especializado. Isso é típico da burocracia weberiana, que enfatiza a racionalidade e a profissionalização do serviço público.

Vamos entender por que as outras alternativas não estão corretas:

A - As corporações de ofício e suas evoluções para organizações sindicais não constituem a base da burocracia moderna. Embora envolvam divisão de trabalho e conhecimento específico, elas não formam uma estrutura administrativa racional-legal como a burocracia descrita por Weber.

B - Os parlamentos medievais não se enquadram na descrição de uma administração burocrática weberiana. Eles eram mais voltados para a representação dos interesses da aristocracia e do clero, sem a característica de racionalidade e especialização.

C - As juntas de controle na economia privada não se referem diretamente à administração pública burocrática. Elas podem apresentar conhecimento especializado e vínculos com credores, mas são mais relacionadas à administração empresarial.

E - Grupos de interesses econômicos privados e instituições religiosas não formam a base da burocracia moderna. Eles podem possuir conhecimento especializado, mas não constituem uma estrutura duradoura e racional-legal independente da pessoa.

Portanto, a alternativa D é a correta por refletir a essência da burocracia moderna conforme descrita por Max Weber: uma estrutura de administração contínua, baseada em conhecimento especializado e independentemente da figura do governante.

Espero que essa explicação tenha te ajudado a compreender melhor o contexto e a resposta correta da questão. Qualquer dúvida, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Creio que a resposta esteja errada e que o correto seja E. Alguém estudou este assunto específico ?
minha opçao foi  (E)
Quem tiver conhecimento deste assunto pode esclarecer melhor. :/
Tentei interpretar a questão de formar a encontrar em cada caso as características do modelo burocrático de weber ( impessoalidade , mérito,divisão sistemática do trabalho,hierarquia, rotinas e procedimentos, competência técnica e profissionalização dos participantes)
Sendo assim , eliminei as alternativas que falam sobre clero, vinculos com credores bancários e aristocracia
RESPOSTA LETRA D
Os órgãos colegiados, que deliberavam em sessão contínua, e cujo núcleo era constituído por funcionários e ex-funcionários, que dominavam o conhecimento especializado e que formaram estruturas duradouras, independentes da pessoa.
FONTE: GRAN CURSOS ON LINE

a) ERRADO. As corporações de ofício não pressupunham divisão do trabalho. Eram espécies de cartórios de artesãos.

b)  Idade média era feudalismo, descentralização. Isso é antes do absolutismo, a etapa exatamente anterior à separação do público e do privado, essência da burocracia.

c)  Essa é factível, mas a questão da “moderna economia privada” situa esse período já como pós instituição da burocracia ocidental moderna.

d)  Essas são as características da burocracia (conhecimento técnico e impessoalidade) que estão no cerne da origem do sistema burocrático moderno. CORRETA

e) Essa também é factível, mas é desclassificada pela questão dos grupos de interesses privados. A burocracia nasce exatamente da separação necessária entre o público e o privado, capaz de romper com o patrimonialismo do monarca e impedir a privatização do público pelos interesses privados.

A questão quer saber em quais organizações se inspirou a burocracia ocidental.

Acredito que se fique em dúvida entre a A e a D. Opta-se por escolher a D devido às suas referências sobre impessoalidade, estruturas duradouras e conhecimento especializado, o que torna a caracterizaçao da burocracia mais completa que a feita na letra A.

 

Resposta: D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo