Sobre o governo nas províncias romanas, leia os trechos dos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q186790 História
Sobre o governo nas províncias romanas, leia os trechos dos documentos abaixo.

“Tu és romano, lembra-te de reger os povos sob teu governo./Serão estas as tuas artes: impor um regime de paz./Poupar os vencidos e sujeitar os soberbos.”
VIRGÍLIO. Eneida. Porto: Simões Lopes,1955. p.183.

“Os romanos (...) saqueadores da Terra, depois que devastaram tudo e não sobraram mais terras, já perscrutam o mar também; avarentos, se o inimigo é rico, arrogantes, se é pobre; nem o Oriente nem o Ocidente os terá saciado; cobiçam com amor igual as riquezas e a pobreza. Ao que arrancam, trucidam, saqueiam, dão o falso nome de império; e, ao deserto que deixam, o de paz.”
TÁCITO. Vida de Julio Agrícola. In: Obras Completas. Madri: M. Aguilar,1946. p. 971.

Quais são, respectivamente, as visões diferentes que os dois textos têm acerca da expansão romana?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Visão de Virgílio:

No texto de Virgílio, identificamos a glorificação da expansão romana, sublinhando a noção de uma vocação quase divina do povo romano como governantes natos. Ele enfatiza a imposição de um regime de paz e a ideia de que os vencidos devem ser poupados, ao passo que os soberbos devem ser subjugados. Essa visão reflete a ideologia imperial romana, que sustentava o império como um agente civilizador e pacificador.

Visão de Tácito:

Contrastando com Virgílio, Tácito oferece uma crítica contundente à maneira como os romanos levaram a cabo suas conquistas. Ele descreve os romanos como "sacadores da Terra", evidenciando a brutalidade, a ganância e a arrogância com que buscavam expor tanto as riquezas quanto a pobreza. Tácito vai além, condenando o uso de termos como "império" e "paz" para mascarar a realidade da violência e destruição deixada no rastro das conquistas romanas.

Conclusão: A alternativa correta é a B, pois ela captura de forma precisa as diferentes visões dos dois autores. Virgílio glorifica a missão dos romanos na construção de um império pacífico e ordenado, enquanto Tácito critica a destruição e a soberba que marcaram o processo de expansão romana.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Glorifica a expansão romana como vocação de um povo superior;

Critica os romanos pela arrogância e destruição causadas pelas guerras.

Gab B

pq não é o A?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo