Determinada sociedade por quotas de responsabilidade limitad...
hipotética acerca de títulos de crédito e (ou) direito de
empresa, seguida de uma assertiva a ser julgada.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada, que envolve o tema de títulos de crédito, mais especificamente a questão do aval em uma nota promissória.
A situação hipotética descreve que uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada emitiu uma nota promissória, que foi avalizada por um de seus sócios, Paulo. A pergunta é se Paulo pode ser executado individualmente antes da execução da sociedade que emitiu o título.
Legislação Aplicável: A questão está fundamentada na Lei Uniforme de Genebra, que rege os títulos de crédito no Brasil. Segundo o artigo 32 dessa lei, o avalista é responsável de forma solidária e direta, o que significa que ele pode ser cobrado independentemente do devedor principal.
Explicação do Tema Central: O aval é uma garantia pessoal prestada por um terceiro (neste caso, Paulo) que assegura o pagamento da obrigação representada no título de crédito. O avalista assume a responsabilidade de pagar caso o devedor principal não o faça, e essa responsabilidade é solidária. Isso significa que o credor pode escolher cobrar diretamente do avalista sem precisar, primeiro, tentar cobrar do devedor principal.
Exemplo Prático: Imagine que você empresta dinheiro a um amigo e ele emite uma nota promissória em seu favor. Um terceiro, talvez um parente desse amigo, decide dar um aval na nota promissória. Se o seu amigo não pagar, você pode cobrar diretamente do parente que deu o aval, sem precisar processar seu amigo primeiro.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa marcada como correta é "C - certo". Isso está correto porque, de acordo com a legislação sobre títulos de crédito, o avalista tem responsabilidade solidária e pode ser executado individualmente. Não há necessidade de esgotar as possibilidades de execução contra a sociedade emitente antes de proceder contra o avalista.
Explicação das Alternativas Incorretas: Não há alternativas para explicar, pois na questão de "Certo ou Errado", apenas a assertiva correta é comentada.
Pegadinhas do Enunciado: Uma potencial armadilha é a suposição de que o emissor de um título de crédito deve sempre ser executado primeiro. No caso do aval, isso não é necessário, pois o avalista é solidário.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ex: Presidente de clube de futebol pagou salário atrasados com cheque e avalizou-o. A execução foi proposta contra o avalista, que tinha patrimônio.
Prof. Gialuca. Rede LFG. Curso Delegado 2012.
no aval não há benefício de ordem
Disposto sobre Letra de câmbio, porém bastante esclarecedor também na questão em comento:
"Avalista é devedor igual o avalizado, isto é, ele se obriga no título no mesmo status daquele que garante: se avaliza a obrigação do aceitante, será tratado também como devedor principal; se avaliza o sacador ou qualquer endossante, será equiparado a coobrigado."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo