No que concerne aos serviços públicos, assinale a opção corr...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (17)
- Comentários (36)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gAB D
Art. 37. Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, na forma do artigo anterior.
Um pouco de doutrina MA e VP:
Os serviços públicos, como seu nome indica, são prestados no interesse da coletividade, sob regime de direito público. Por esse motivo, sua prestação deve ser adequada, não podendo sofrer alterações. A interrupção de um serviço público prejudica toda coletividade que dele depende para a satisfação de interesses e necessidade.
[...] mesmo que o poder concedente descumpra os termos do contrato que tenha celebrado com ele. Essa restrição é a denominada ''inoponibilidade da exceção do contrato não cumprido (exceptio non adimpleti contractus)''.
A alternativa "e" está errada porque o elemento material se refere à destinação do serviço para satisfação do interesse público, enquanto o elemento formal diz respeito ao regime jurídico aplicável.
Acredito que se encaixaria melhor no caso de caducidade.
Mas a linha que a CESPE segue é essa:
Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21ª Região (RN) - Analista
Judiciário - Área Judiciária
Em relação aos princípios administrativos e aos serviços
públicos, julgue os itens que se seguem.
A
possibilidade de encampação da concessão de serviço público constitui um dos
exemplos da aplicação do princípio da continuidade do serviço público.
Gabarito: CERTO
a) Considera-se centralizada a forma de prestação de serviços públicos por meio de empresas permissionárias.
Errada. A prestação de serviços públicos de forma centralizada é realizada pelos próprios órgãos e agentes. A permissão é das formas de descentralização por colaboração.
b) Serviço público uti singuli é aquele prestado pela administração para atender à coletividade em geral, sem destinatários individuais.
Errada. A alternativa traz o conceito de serviço público uti universi. No serviço publico uti singuli é possíve determinar quais são os destinatários.
c) Considera-se concessão de serviço público a delegação de sua prestação feita pelo poder concedente, mediante licitação, à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
Errada. A alternativa traz o conceito de permissão. Ademais, a concessão de serviço não pode ser feita a pessoa física.
d) A possibilidade de encampação da concessão do serviço público decorre da aplicação do princípio da continuidade do serviço público.
Correta
e) Entre os elementos constitutivos do serviço público, há o elemento material, que diz respeito ao regime jurídico aplicável ao serviço público.
Errada. De acordo com Leandro Bortoleto, o conceito de serviço público vai depender do critério adotado.
- critério subjetivo: é serviço público a atividade desempenhada pelo Poder Público;
- critério objetivo: é serviço público a atividade destinada a satisfazer as necessidades coletivas;
- critério formal: é serviço público a atividade desenvolvida pela Administração Pública sob o regime de direito público.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo