Sobre o metabolismo de álcool etílico, assinale a alternati...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Metabolismo do álcool etílico.
Para resolver essa questão, é essencial entender como o etanol é metabolizado no corpo humano. O metabolismo do álcool ocorre principalmente no fígado, e envolve a participação de enzimas específicas para converter o álcool em substâncias menos tóxicas que podem ser eliminadas do corpo.
Alternativa correta: E
E - No fígado, ocorrem reações catalisadas pelos sistemas enzimáticos do citocromo P450 e pelo aldeído desidrogenase que oxidam o álcool, facilitando a sua posterior eliminação.
A alternativa E está correta porque descreve o local e as enzimas envolvidas no metabolismo do álcool de forma precisa. Após a ingestão, o etanol é primariamente metabolizado no fígado. As enzimas álcool desidrogenase e aldeído desidrogenase são responsáveis pela conversão do etanol em acetaldeído e, em seguida, em ácido acético, que é menos tóxico e facilmente eliminado pelo organismo. O citocromo P450 também participa de forma complementar nesse processo, especialmente em casos de ingestão crônica de álcool.
Análise das alternativas incorretas:
A - A descrição do metabolismo no rim está incorreta. O metabolismo inicial do etanol não ocorre nos rins, mas sim no fígado.
B - O pâncreas não é o órgão responsável pelo metabolismo do álcool. O metabolismo acontece primariamente no fígado.
C - A dopa-descarboxilase não é uma enzima envolvida no metabolismo do álcool, além de que o álcool é convertido em metabólitos hidrossolúveis, e não lipossolúveis, para facilitar sua eliminação.
D - Além de incorreta sobre o local (indica o pâncreas), repete o erro sobre a enzima e a solubilidade dos metabólitos conforme a alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Mais de 90% do álcool absorvido é eliminado pelo fígado; 2 a 5% é excretado sem modificações na urina, suor e respiração. O primeiro passo no metabolismo do álcool é a oxidação do acetaldeído pela enzima denominada álcool desidrogenase (ADH). Esta enzima converte o álcool em acetaldeído que, mesmo em pequenas concentrações, é tóxico para o organismo. A enzima aldeído desidrogenase (ALDH), por sua vez, converte o acetaldeído em acetato. A maior parte do acetato produzido atinge outras partes do organismo pela corrente sanguínea onde participa de outros ciclos metabólicos.
O sistema de enzimas microssomais oxidativas (SEMO) pertencem à família dos citocromos e compreendem um sistema alternativo de metabolização do álcool no fígado. O SEMO transforma o álcool em acetaldeído pela ação do citocromo P450 2E1 ou CYP2E1 presentes nas células hepáticas.
Fonte: https://cisa.org.br/index.php/sua-saude/informativos/artigo/item/47-metabolismo-do-alcool
Gabarito Letra E
"é melhor sofrer do fígado do que sofrer do coração" só lembrar da música de Weslley Safadão quando refere as questões relacionadas ao álcool kkkkkk
Entre 90 e 98% do etanol ingerido, é biotransformado no fígado por meio da oxidação.
Quase todo o álcool abosrvido é biotransformado (95-98%), sendo um processo que ocorre em 3 etapas:
1º) OXIDAÇÃO DO ETANOL A ACETALDEÍDO: pode ocorrer em 3 vias diferentes de acordo com a frequência de uso:
- por meio da enzima ÁLCOOL DESIDROGENASE localizada nas células da parede estomacal ou no citosol dos hepatócitos (via mais importante e que fornece grande quantidade de energia (16 ATP/mol de etanol);
-por meio do sistema de oxidação microssomal localizado no REL dos hepatócitos, utilizando a enzima CITP450 2E1. Essa é uma via alternativa de baixa frequência e que ocorre apenas com o uso mais regular da bebida, em virtude da diminuição dos níveis de NAD disponíveis em bebedores crônicos;
-enzima CATALASE, localizada no interior dos peroxissomos dos hepatócitos – outra via alternativa, de frequência ainda mais baixa, por causa da limitada produção de água oxigenada do fígado, não fornecendo energia suficiente ao organismo.
2º) OXIDAÇÃO DO ACETALDEÍDO A ACETATO (ÁCIDO ACÉTICO) pela enzima ALDEÍDO DESIDROGENASE, localizada na matriz da membrana mitocondrial externa, nos microssomos e no citosol dos hepatócitos, necessitando de cofatores NAD+ oxidados.
3º) CONVERSÃO DO ÁCIDO ACÉTICO EM ACETIL-COENZIMA A, o qual entra no ciclo de Krebs, transformando-se em gás carbônico, vapor de água e energia, inibindo a oxidação lipídica e podendo levar a quadros de esteatose hepática.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo