Acerca das técnicas empregadas na elaboração e execução do ...
Acerca das técnicas empregadas na elaboração e execução do orçamento público, julgue o item que se segue.
Determinado recurso público deve ser destinado pela lei
orçamentária anual aos investimentos de empresa estatal não
dependente por meio da classificação por esfera orçamentária.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (38)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão trata de CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA, conforme Manual Técnico do Orçamento (MTO).
Segue item 3.2.4 do MTO:
“3.2.4. CLASSIFICAÇÃO POR ESFERA ORÇAMENTÁRIA
A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a receita pertence ao Orçamento Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimento das Empresas Estatais, conforme distingue o § 5º do art. 165 da CF.
Além das características comuns à classificação da despesa por esfera orçamentária [vide item 4.2], vale destacar os seguintes pontos:
- Receitas do Orçamento Fiscal: Referem-se às receitas arrecadadas pelos Poderes da União, seus órgãos, entidades fundos e fundações, inclusive pelas empresas estatais dependentes [vide art. 2º, inciso III, da LRF], excluídas as receitas vinculadas à Seguridade Social e as receitas das Empresas Estatais não dependentes que compõe o Orçamento de Investimento.
- Receitas do Orçamento da Seguridade Social: abrangem as Contribuições Sociais destinadas por lei à Seguridade Social e as receitas de todos os órgãos, entidades, fundos e fundações vinculados à Seguridade Social, ou seja, às áreas de Saúde, Previdência Social e Assistência Social.
No caso do Orçamento da Seguridade Social, a complementação dos recursos para financiar a totalidade das despesas de seguridade provém de transferências do Orçamento Fiscal.
- Receitas do Orçamento de Investimento das Empresas Estatais: referem-se aos recursos das empresas estatais não dependentes [não enquadradas no art. 2º, inciso III, da LRF] em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.".
Portanto, os recursos para os investimentos das empresas estatais não dependentes constam na LOA, dentro do Orçamento de Investimento das Empresas Estatais. A Classificação por Esfera tem a finalidade de identificar a qual orçamento, dentro da LOA, pertence a receita.
Resposta: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
classificação por esfera: em que orçamento?
1) fiscal: estatais dependentes...
2) Investimentos : regra: estatais não dependentes; pode haver estatais dependentes...
3) seguridade social: estatais dependentes...
Gabarito EXTRAOFICIAL preliminar: CERTA
Capciosa! A classificação por esfera orçamentária tem por finalidade identificar se a receita pertence ao Orçamento Fiscal, da Seguridade Social ou de Investimento das Empresas Estatais, conforme distingue o § 5º do art. 165 da CF. Repare no que diz o Art. 165, § 5ª, II da Constituição Federal:
A lei orçamentária anual compreenderá: (...)
II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;
No caso do orçamento de investimento, a Constituição faz referência às empresas estatais como um todo, sem fazer distinção entre as dependentes e as independentes; então, teoricamente, o montante de investimentos de uma estatal dependente PODE constar, também, no orçamento de investimento. Ainda conforme o MTO 2019 [minha apostila na pág. 130], temos:
Receitas do Orçamento de Investimento das Empresas Estatais: referem-se aos recursos das empresas estatais não dependentes [não enquadradas no art. 2º, inciso III, da LRF] em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
CERTA
Um pouco de notícia para entender a prática por trás dessa questão :
“O Orçamento de Investimento das estatais, feito pelo governo federal, tem como objetivo dar transparência à formação de capital nas estatais não dependentes do governo, explicou à Reuters o secretário de Empresas Estatais, Fernando Antonio Ribeiro Soares.”
“Governo autoriza ajuste bilionário ao Orçamento de Investimento da Petrobras”
Fonte:
https://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN1JP336-OBRBS
Sem recordar o tema da questão, levei em consideração a palavra-chave ESFERA, ou seja, classificação em níveis ou espferas distintas, logo, estatais não dependentes poderia pertencer a uma determinada esfera.
Após ler os comentários, essa linha de raciocínio fez sentido, pois temos as seguintes esferas orçamentárias, segundo nossa colega Simone Vieira:
1) fiscal: estatais dependentes...
2) Investimentos : regra: estatais não dependentes; pode haver estatais dependentes...
3) seguridade social: estatais dependentes...
Gabarito: CERTO
Desabafo:
Que "provinha" terrível, misericódia, Senhor!
Quem poderá nos defender?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo