Convicta de que a avaliação não se efetiva num vazio conceit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2666562 Pedagogia

Convicta de que a avaliação não se efetiva num vazio conceitual, mas é dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, Jussara HOFFMANN (2006, p. 92 apud CORDEIRO E MAIA, Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 142) estabelece o contraste entre dois tipos básicos de visões sobre a avaliação: a da pedagogia liberal e a da pedagogia libertadora. Segundo a autora, na visão libertadora predominam as seguintes características:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Privilégio à compreensão; consciência crítica e responsável sobre o cotidiano.

A questão aborda a avaliação segundo a visão da pedagogia libertadora, conforme a perspectiva de Jussara Hoffmann. A avaliação é uma prática que não ocorre em um vazio conceitual; ela é fundamentada em modelos teóricos específicos de mundo e de educação. A pedagogia libertadora, em contraste com a pedagogia liberal, focaliza a emancipação do indivíduo por meio do desenvolvimento de uma consciência crítica.

Na visão libertadora da avaliação, destacam-se características como o privilégio à compreensão e a consciência crítica e responsável sobre o cotidiano. Isso significa que a avaliação não se restringe à memorização de conteúdos, mas busca promover o entendimento profundo e reflexivo, capacitando os alunos a analisarem e transformarem sua realidade.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Ação individual e competitiva; privilégio à memorização.
Esta alternativa se enquadra na visão da pedagogia liberal, que valoriza o desempenho individual e a competição, além de enfatizar a memorização de conteúdos. Isso contrasta com a pedagogia libertadora, que prioriza a ação coletiva e a compreensão crítica.

B - Concepção classificatória e sentenciva; ação coletiva e consensual.
Embora mencione a ação coletiva e consensual, esta alternativa está incorreta porque a concepção classificatória e sentenciva é característica da pedagogia liberal, que busca classificar e julgar os estudantes, em vez de promover uma avaliação formativa e emancipatória.

C - Exigência burocrática periódica; intenção de reproduzir as classes sociais.
Esta alternativa descreve práticas típicas da pedagogia liberal, que realiza avaliações burocráticas, muitas vezes sem um propósito formativo, e que pode contribuir para a reprodução das desigualdades sociais. Na pedagogia libertadora, o objetivo é justamente combater essas desigualdades por meio da conscientização e da transformação social.

E - Postura disciplinadora e diretiva do professor; concepção investigativa e reflexiva.
Esta alternativa é contraditória. A postura disciplinadora e diretiva do professor é associada à pedagogia liberal, enquanto a concepção investigativa e reflexiva é vista na pedagogia libertadora. A pedagogia libertadora defende uma relação mais horizontal entre professor e aluno e uma prática reflexiva.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo