Compete ao Prefeito, entre outras atribuições, exceto:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que aborda as atribuições do Prefeito no contexto da Organização Político-Administrativa do Estado. O tema central é a identificação das competências do Prefeito, conforme a legislação municipal e a Constituição.
De acordo com a Constituição Federal e as leis orgânicas municipais, cabe ao Prefeito uma série de funções específicas, relacionadas à administração do município. Vamos revisar cada alternativa:
A - Representar o Município judicial e extrajudicialmente.
Essa alternativa está correta. De acordo com o disposto nas leis municipais, o Prefeito é responsável por representar o município em assuntos judiciais e extrajudiciais, defendendo seus interesses.
B - Vetar no todo ou em parte, os projetos de lei aprovados pela Câmara.
Esta alternativa também está correta. O veto é uma prerrogativa do Prefeito, prevista na legislação. Ele pode vetar projetos de lei, seja por questões de inconstitucionalidade ou por conveniência administrativa.
C - Permitir ou autorizar o uso de bens municipais, por terceiros.
Correta. O Prefeito tem a competência de autorizar o uso de bens municipais por terceiros, desde que atenda ao interesse público e às normas legais pertinentes.
D - Outorgar isenções e anistias fiscais, permitir a remissão de dívidas, sem interesse justificado.
Aqui está a exceção, e portanto, a alternativa correta para o enunciado. O Prefeito não pode conceder isenções, anistias ou remissões de dívidas sem justificativa de interesse público. Essas ações dependem de previsão legal específica e justificativa fundamentada, conforme o princípio da legalidade e o controle de gastos públicos.
Exemplo prático: Imagine que um empresário local solicita ao Prefeito a isenção de um imposto municipal. Para que essa isenção seja legalmente válida, deve haver uma lei ou decreto que a autorize, além de um interesse público claramente demonstrado, como a promoção de empregos ou o desenvolvimento econômico da região.
Nesse contexto, a pegadinha da questão está em tentar fazer o estudante pensar que todas as alternativas são atribuições do Prefeito. No entanto, a alternativa D está incorreta devido à ausência de justificativa e previsão legal, o que é essencial para a legalidade de tais atos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo