Considerando que um servidor público federal, residente em S...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47866 Direito Administrativo
Considerando que um servidor público federal, residente em São Luís - MA, onde exerce seu cargo efetivo, tenha sido eleito vereador no município de Alcântara, assinale a opção correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALTERNATIVA B

Tal possibilidade está expressamente prevista no art. 38, III, da CF:

"Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior
"

Uma observaçao da questao: houve uma troca na letra B, pois receberia as vantagens do cargo efetivo e a remuneraçao do cargo de vereador, e nao o contrario.Acertei por ser a resposta mais coerente.

Alternativa correta, letra BO que diz a lei 8.112/90:Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;III - investido no mandato de vereador:a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.§ 1o No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse.§ 2o O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.

Um detalhe, que ao meu ver, deveria anular a questão:

Eis o artigo que legitimaria a resposta:

"Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior"

Agora observe como o questão inverteu certos itens tornando a resposta diversa da que seria a resposta correta:

b) Havendo compatibilidade de horários, é possível que o servidor acumule as duas funções, recebendo as vantagens do cargo de vereador e a remuneração do cargo efetivo.

Ao invés de remuneração do cargo eletivo (vereador), o CESPE colocou vantagens, mudando completamente o sentido da frase. O mesmo ocorreu com o cargo efetivo (cargo, emprego, ou função) que ele trocou vantagem por remuneração.

 

A QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

 Questão anulável. 

b) Havendo compatibilidade de horários, é possível que o servidor acumule as duas funções, recebendo a remuneração do cargo de vereador e as vantagens do cargo efetivo.

Quem transcreveu a opção equivocou-se. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo