As patologias pulpar e perirradicular são de natureza infla...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3193254 Odontologia
As patologias pulpar e perirradicular são de natureza inflamatória e de etiologia microbiana, sendo a cárie e a infecção do sistema de canais radiculares as principais fontes de agressão microbiana persistente à polpa e aos tecidos perirradiculares, respectivamente.
Marque a alternativa que representa uma agressão física à polpa. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Calor gerado durante o preparo cavitário, durante a reação de presa de materiais restauradores ou durante o polimento de uma restauração

Explicação do tema central: Esta questão aborda o tema das agressões físicas à polpa dental, que são fundamentais para preparamos para o diagnóstico e tratamento de patologias pulpares e perirradiculares. É importante reconhecer os diferentes tipos de agressões que a polpa pode sofrer, além das microbianas, que são mais frequentes, ajudando no manejo clínico e preventivo adequado.

Resumo teórico: A polpa dental pode sofrer agressões de diversas naturezas: microbianas, químicas, térmicas e físicas. As agressões físicas, como o calor, podem ser causadas por procedimentos odontológicos mal realizados ou excessivamente agressivos, como o uso inadequado de instrumentos rotatórios, polimento intensivo e reações exotérmicas de materiais restauradores. Estas práticas podem gerar aumento de temperatura no dente, levando à inflamação pulpar.

Justificativa para a alternativa correta: A alternativa D descreve o calor gerado durante o preparo cavitário, na reação de presa de materiais restauradores ou durante o polimento, que é uma forma clássica de agressão física à polpa. Este calor pode provocar danos térmicos nos tecidos pulpares, levando a quadros de inflamação e necrose, caso não sejam controlados adequadamente.

Análise das alternativas incorretas:

  • A - Ataque ácido da dentina e/ou da polpa: Esta é uma agressão química, não física. O ataque ácido ocorre geralmente por ácidos presentes em alimentos ou materiais dentários, afetando a estrutura mineral do dente.
  • B - Micro-organismos presentes em uma lesão de cárie ou estabelecidos no interior do sistema de canais radiculares: Esta alternativa refere-se a uma agressão microbiana. Os micro-organismos podem invadir e colonizar os tecidos dentais, mas não representam uma agressão física.
  • C - Dessecantes e desinfetantes de cavidade: Estes produtos são potencialmente agressivos quimicamente à polpa, mas não fisicamente.
  • E - Sobreinstrumentação: Apesar de envolver o uso físico de instrumentos, a sobreinstrumentação é mais relacionada a uma questão técnica de tratamento endodôntico, levando a lesões como perfurações, e não especificamente a uma agressão física direta à polpa como o calor.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo