Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - externalização.
Vamos entender melhor o tema da questão e o motivo pelo qual a alternativa "B" está correta, bem como as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas.
A questão aborda um conceito central na gestão do conhecimento, que é a interação entre conhecimento tácito e conhecimento explícito. Esses conceitos fazem parte do modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação e Internalização) proposto por Nonaka e Takeuchi.
No contexto da questão:
- Conhecimento tácito é o conhecimento que reside na mente das pessoas, adquirido através de experiências pessoais e difícil de formalizar.
- Conhecimento explícito é aquele que pode ser facilmente articulado, codificado e transmitido através de documentos, manuais, etc.
A alternativa correta, externalização, refere-se ao processo de transformar conhecimento tácito em conhecimento explícito. Neste processo, o diálogo e a reflexão coletiva são fundamentais, pois possibilitam que o conhecimento que está na mente das pessoas seja expresso e compartilhado com outros, transformando-o em formas mais formais e documentadas.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - socialização: Refere-se à transformação de conhecimento tácito em conhecimento tácito. Ocorre principalmente através do compartilhamento de experiências, como em treinamentos ou na observação direta. Não envolve a transformação do conhecimento em uma forma documentada ou explícita, característica essencial da externalização.
C - combinação: Refere-se à transformação de conhecimento explícito em mais conhecimento explícito. Este processo envolve a integração de diferentes pedaços de conhecimento explícito, reorganizando e sistematizando informações. Não envolve o diálogo e a reflexão coletiva para transformar conhecimento tácito em explícito.
D - internalização: Refere-se à transformação de conhecimento explícito em conhecimento tácito. Este processo ocorre quando as pessoas internalizam informações formalizadas, como manuais ou documentos, transformando-as em conhecimento pessoal e prático.
E - rede social: Não faz parte do modelo SECI e não se relaciona diretamente com a transformação entre conhecimento tácito e explícito. Redes sociais podem ser ferramentas de compartilhamento de conhecimento, mas não descrevem um modo de interação específico entre esses tipos de conhecimento.
Espero que essa explicação tenha esclarecido o tema da questão e ajudado você a entender melhor os conceitos envolvidos. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais explicações, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conhecimento Explícito é formal e sistemático pode ser facilmente comunicado, encontrado nas práticas, rotinas, processos, normas, documentos etc.
Socialização (experiências) = de tácito para tácito
Externalização (diálogo, escrita) = de tácito para explícito
Internalização (o conhecimento passa a fazer parte de você) = de explícito para tácito
Combinação (junta dois conhecimentos formais) = de explícito para explícito
"No tocante à conversão de conhecimento, o modelo proposto por NONAKA & TAKEUCHI parte do princípio que o conhecimento tácito e explícito existem no interior da organização. A conversão do conhecimento ocorre quando o conhecimento tácito e o explicito interagem entre si e isso se dá por meio de quatro modos:
Socialização: a transferência de conhecimento tácito para tácito por meio do compartilhamento de experiências, da observação ou de habilidades que resultam na criação do conhecimento tácito;
Externalização: processo de conversão de conhecimento tácito em explícito através do uso de palavras e/ou imagens, diálogo, reflexão coletiva, metáforas, analogias e hipóteses, além da dedução, indução e abdução. Para NONAKA & TAKEUCHI, esta fase é a mais importante, pois cria conceitos novos e explícitos para as organizações;
Combinação: é a ligação e sistematização de conhecimentos explícitos e está fundamentada na codificação em documentos, memorandos, banco de dados - são diferentes conjuntos de conhecimento explícitos sendo trocados;
Internalização: é a conversão de conhecimento explícito em conhecimento tácito sob a forma de modelos mentais, compartilhado com os outros integrantes da rede, iniciando assim uma nova espiral de criação de conhecimento."
fonte: http://www.web123.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=37&limitstart=7
Conhecimento
Compartilhado EXTERNALIZAÇÃO
Conhecimento
Conceitual CONHECIMENTO EXPLÍCITO INTERNALIZAÇÃO
Conhecimento
Operacional COMBINAÇÃO
Conhecimento
Sistêmico
Acredito que digitaram de forma errada a questão, pois eu não entendi o que ela estava querendo."O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado:" Acho que a questão queria dizer "O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito em explícito denominado". Nesse caso a resposta é Externalização.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo