Com relação à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundi...
O baixo nível de eficiência das economias dos países do bloco socialista no contexto da Guerra Fria explica-se pela adesão da União Soviética ao modelo econômico neoliberal, o que promoveu longos períodos de achatamento salarial, baixo crescimento e pouca inovação tecnológica.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda um tema histórico bastante específico: a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e as consequências econômicas para os países do bloco socialista no contexto da Guerra Fria.
É importante destacar que a afirmação referente à União Soviética aderir ao modelo econômico neoliberal é incorreta.
A União Soviética, durante a Guerra Fria, era caracterizada por um sistema econômico planificado e centralizado, o oposto do modelo neoliberal, que promove a liberdade de mercado, redução da intervenção estatal e privatização. Portanto, o gabarito correto é:
Errado (E)
Os problemas econômicos enfrentados pelos países do bloco socialista não estavam relacionados à adoção de políticas neoliberais, mas sim a questões como ineficiência burocrática, falta de incentivos para a produtividade e dificuldades tecnológicas em comparação com o bloco capitalista.
Assim, o gabarito comentado visa esclarecer que a União Soviética e os países do bloco socialista seguiram um caminho econômico diferente do neoliberalismo, e que isso teve outras consequências, sem relação com achatamento salarial, baixo crescimento e pouca inovação tecnológica devido ao neoliberalismo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ao contrário do que ocorria antes de 1917 na Rússia, a Revolução, após algumas décadas de sua eclosão, levou ao grande desenvolvimento da USSR com a implantação dos planos quinquenais.
O erro é: "O baixo nível de eficiência das economias dos países do bloco socialista no contexto da Guerra Fria explica-se pela adesão da União Soviética ao modelo econômico neoliberal, o que promoveu longos períodos de achatamento salarial, baixo crescimento e pouca inovação tecnológica."
O modelo é o socialismo e leva a concentração do poder na mão do Estado, burocracia, pouca inovação tecnológica e igualdade em miséria.
Contudo, como existe hegemonia marxista em nossas universidades é recomendável que se fale bem do socialismo e comunismo, e critique sempre o capitalismo ou economia de mercado.
A URSS caiu de podre. Cuba era o terceiro país mais rico do continente e hoje é um país que miserável onde todos são iguais em pobreza com exceção da elite governamental.
A união soviética não aderiu ao neoliberalismo, com a crise econômica entra o governo de Gorbatchev que abriu mais a economia, através da reconstrução Perestroika, que defendia a transparência e o povo sem temer o estado, este que não impediria o crescimento individual.
URSS fez o inverso.
O neoliberalismo propõe uma desregulamentação da economia (controles públicos menos rígidos das atividades econômicas), a privatização das empresas estatais como as usinas de energia, as indústrias de base, a construção e administração de estradas, a administração de portos
Resposta: Errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo