Sobre os estudos de Calabre (2013), Santos (2009) e Silva (2...
Sobre os estudos de Calabre (2013), Santos (2009) e Silva (2013), que apontam para os anos 30 como o início das políticas públicas culturais no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1. As bases para a institucionalização das políticas culturais surgiram com a Semana de 22. Além da importante reflexão sobre uma cultura-alma coletiva desse movimento, muitos dos principais artistas modernistas, além de terem grande influência cultural dentro da sociedade civil, participaram da implantação da política do Estado.
2. A partir do governo de Getúlio Vargas, as políticas públicas focaram nos padrões europeus, na intenção de combater aquilo que Nelson Rodrigues definiu como “complexo de vira-latas”, mostrando que o Brasil estava nos padrões de desenvolvimento mundial.
3. Nos anos 50, foi criado o Ministério da Educação e Cultura (MEC), gerando uma atenção do Estado na área cultural.
4. Com a redemocratização, em 1985, a principal política cultural passou a ser também uma política financeira, com as Lei Sarney e sua substituta, a Lei Rouanet, que ofereciam isenções fiscais para incentivos privados em projetos culturais.
Assinale a alternativa correta.