Julgue o item a seguir.Em virtude da popularização do delta-...
Em virtude da popularização do delta-9- tetrahidrocanabinol para usos medicinais, não se faz mais necessário pedir autorização para o plantio e a produção da planta da qual se extrai essa substância à autoridade competente.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Vamos entender por que esta alternativa está correta.
A questão aborda a necessidade de autorização para o plantio e produção da planta da qual se extrai o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC), substância presente na maconha. Mesmo com a popularização do THC para uso medicinal, a legislação brasileira ainda exige uma autorização específica para o seu cultivo e produção.
De acordo com a Lei nº 11.343/2006 (Lei de Drogas), o plantio, a cultura e a colheita de plantas das quais se podem extrair substâncias ou produtos capazes de causar dependência física ou psíquica estão sujeitos a controle e fiscalização. O Art. 2º da Lei 11.343/2006 estabelece que a União deve autorizar e fiscalizar a produção dessas plantas quando destinadas para fins medicinais ou científicos, desde que em local e prazo predeterminados.
Portanto, mesmo que o THC esteja sendo utilizado para fins medicinais, o plantio e a produção da planta não podem ser realizados livremente. É necessária a prévia autorização da autoridade competente, que geralmente é concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Resumindo, a alternativa está errada porque, apesar da popularização do uso medicinal do THC, a legislação vigente ainda exige autorização para o plantio e produção da planta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
delta-9- tetrahidrocanabinol é a principal substância psicoactiva encontrada nas plantas do gênero Cannabis. Pode ser obtida por extracção a partir dessa planta ou por síntese em laboratório.
Motivo: Costume/desuso não revoga lei.
Atualmente, as atividades de plantio, cultura, colheita e exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas são proibidas por força do disposto na Lei nº 11.343/2006, salvo se concedida autorização legal ou regulamentar
PMERJ AVANTE
Gabarito: Errado
É cabível a concessão de salvo-conduto para o plantio e o transporte de Cannabis Sativa para fins exclusivamente terapêuticos, com base em receituário e laudo subscrito por profissional médico especializado, e chancelado pela Anvisa.
STJ. 6ª Turma. RHC 147.169, Rel. Min. Sebastião Reis Júnior, julgado em 14/06/2022. STJ. 6ª Turma. REsp 1.972.092, Rel. Min. Rogerio Schietti, julgado em 14/06/2022 (Info 742)
As condutas de plantar maconha para fins medicinais e importar sementes para o plantio não preenchem a tipicidade material, motivo pelo qual se faz possível a expedição de salvo-conduto, desde que comprovada a necessidade médica do tratamento.
STJ. 5ª Turma.HC 779.289/DF, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, julgado em 22/11/2022 (Info 758).
Lei nº 11.343/2006
Art. 2º, parágrafo único: (...) Parágrafo único. Pode a União autorizar o plantio, a cultura e a colheita dos vegetais referidos no caput deste artigo, exclusivamente para fins medicinais ou científicos, em local e prazo predeterminados, mediante fiscalização, respeitadas as ressalvas supramencionadas.
Fonte: Dizer o Direito
Dias contados...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo