Acerca das técnicas de estabilização de encostas, julgue o i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287093 Engenharia Civil

Acerca das técnicas de estabilização de encostas, julgue o item a seguir. 


A técnica de grampeamento de solo é uma alternativa eficaz para encostas de alta inclinação.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As encostas e taludes consistem em terrenos inclinados responsáveis pela estabilidade de um maciço de solo. A NBR 11682 (ABNT, 2009) é a norma técnica brasileira que norteia os procedimentos de estudo e controle da estabilidade de encostas e taludes.

 

Visto isso, a estabilidade de um talude é fundamental para evitar deslizamentos de terra ou colapsos que podem causar danos estruturais, acidentes e perda de vidas. No contexto da engenharia, existem diversas técnicas para assegurar a estabilidade dos taludes, como a utilização de muros de contenção, sistemas de drenagem, revegetação, retaludamento e grampeamento, por exemplo.

 

Especificamente, o grampeamento de solo reforça taludes instáveis, inserindo barras de aço inclinadas na massa do solo. Essas barras, chamadas de grampos, são ancoradas no solo estável para resistir ao deslizamento. Aumenta a coesão do solo e melhora a estabilidade do talude, sendo eficaz em encostas íngremes e suscetíveis a movimentos de massa.

 

A técnica de grampeamento é útil para garantir a estabilidade de encostas com elevada inclinação. Portanto, a afirmativa da questão está correta.

 

Gabarito do professor: certo.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 11682: Estabilidade de encostas. Rio de Janeiro: ABNT, 2009.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A técnica de grampeamento do solo é útil para taludes muito inclinados. O grampeamento do solo evita o deslizamento do talude.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo