Acerca das técnicas de estabilização de encostas, julgue o i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2287094 Engenharia Civil

Acerca das técnicas de estabilização de encostas, julgue o item a seguir. 


A técnica de cortina atirantada é aplicada exclusivamente em encostas com presença de rocha. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As estruturas de contenção, também conhecidas como estruturas de arrimo, são responsáveis por estabilizar maciços de terra e/ou rocha. Existem diversos tipos de estruturas de contenção.

 

Em especial, o muro atirantado, mais conhecido como cortina atirantada, consiste em uma placa de contenção, em concreto armado, combinada com tirantes ancorados no maciço, os quais comumente são protendidos. cortina atirantada é uma técnica recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida, maciços muito instáveis e/ou solos com baixa resistência.

 

A afirmativa da questão está errada, pois a cortina atirantada não é uma técnica exclusiva de encostas com presença de rocha. Ela pode ser empregada em diferentes tipos de solo, como argilas, rochas sedimentares, solos arenosos e solos rochosos.

 

Gabarito do professor: errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A técnica de cortina atirantada pode ser aplicada tanto em encostas com presença de rocha quanto em encostas com solo. Ela é utilizada para estabilizar encostas e consiste na instalação de tirantes ou cabos de aço ancorados na encosta para fornecer suporte e resistir às forças que podem causar deslizamentos.

GABARITO: ERRADO

"A técnica de cortina atirantada é aplicada exclusivamente em encostas com presença de rocha."

O erro da assertiva é afirmar que a aplicação é exclusiva, sendo que é possível realizar a cortina atirantada em encostas de solo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo