A coerência e a coesão do texto não seriam prejudicadas se o...
Com base na leitura do texto, julgue os itens seguintes.
A coerência e a coesão do texto não seriam prejudicadas se o trecho “se o medo não fosse constante, as pessoas (...) a humanidade.” (l.3-4) fosse reescrito da seguinte forma: se o medo não for constante, as pessoas se unirão mais e incendiarão de entusiasmo a humanidade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (49)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTA
JUSTIFICATIVA – Não seriam prejudicadas a coerência e a coesão do texto se a oração “se o medo não fosse constante, as pessoas (...) humanidade” fosse reescrita como “se o medo não for constante, as pessoas se unirão e incendiarão de entusiasmo a humanidade ”, pois será mantida a correta correlação entre os tempos verbais: originalmente, imperfeito do subjuntivo com futuro do pretérito do indicativo; na proposta apresentada, futuro do subjuntivo com futuro do presente do indicativo.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf
SERIA ERRADA SE A QUESTÃO FALASSE EM MANTER O SENTIDO, A COERÊNCIA E A COESÃO COM CERTEZA PODE SER POIS, AMBOS APESAR DE ESTAREM EM MODOS DISTINTOS SUBJUNTIVO E INDICATIVO, ESTÃO NA MESMA PESSOA.
Se alguém puder esclarecer mais agradeço. Pois não entendi. Para o texto está coerente e com coesão ele precisa está com sentido.
De acordo com Décio Terror (Ponto dos Concursos):
- coesão: plano gramatical
- coerência: plano dos sentidos.
Boom, ao meu ver, a reescritura da frase pode sim está correta com relação a COESÃO (plano gramatical), porém, o sentido não é o mesmo, prejudicando a COERÊNCIA (plano dos sentidos).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo