Ecoando elementos críticos de outro grande helenista, F. M....
Considere os fragmentos abaixo para responder à questão seguinte.
“Bruscamente, na Jônia, o logos ter-se-ia separado do mito, como uma venda que caísse dos olhos. E uma vez revelada a luz desta razão, ela não mais teria deixado de iluminar o progresso do espírito humano.”
(VERNANT, Jean-Pierre. Les origines de la pensée grecque. 10. ed.
Paris: Presses Universitaires de France, 2009. p. 102).
“A análise de Cornford revela estreitas correspondências entre a teogonia de Hesíodo e a filosofia de um Anaximandro. É certo que o primeiro fala ainda de gerações divinas enquanto o outro descreve já processos naturais; mas isso é porque o segundo se recusa a jogar na ambigüidade de termos como phyein [natural] e genesis [originário], que significam simultaneamente conceber e produzir, nascimento e origem.”
(VERNANT, Jean-Pierre. Les origines de la pensée grecque. 10. ed.
Paris: Presses Universitaires de France, 2009. p. 103).
( ) Análise e/ou averiguação dos poemas homéricos e hesiódicos com vistas ao estabelecimento de pontos de contato ou interseções destes com a filosofia nascente.
( ) Como não há pontos de contato possíveis entre a racionalidade mítica e a filosófico-científica, o esforço deve ser no sentido de encontrar o momento do “relâmpago no céu azul”, isto é, o momento originário da racionalidade filosófica por meio da investigação histórica das produções dos homens gregos.
( ) Como segunda etapa, deve-se confrontar as duas atitudes - a mítica e a filosófica - diante do real com aquela cujo método é, reconhecidamente, de base empírica, a exemplo da medicina, visto que a mudança de perspectiva do conteúdo para o método pode revelar os pontos de contato do processo intelectual entre as duas atitudes.
( ) A mudança de foco do objeto para o método, como etapa estratégica posterior, pode evidenciar a ruptura entre a racionalidade mítica e a filosófica, portanto, a análise dos poemas homéricos e hesiódicos, apenas para recorde de importância histórica das principais autoridades poéticas no mundo antigo, e dos produtos da genialidade científica dos primeiros filósofos podem, pela comparação, tornar evidentes as diferenças e a ausência de qualquer vínculo causal histórico/cultural entre as duas atitudes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
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Tema Central da Questão:
O tema central desta questão é a transição do pensamento mítico para o pensamento racional na filosofia grega, conforme discutido por Jean-Pierre Vernant e F. M. Cornford. Para resolver a questão, é necessário compreender como os conceitos de logos (razão) e mito se inter-relacionam na história do pensamento grego, especialmente no contexto dos primeiros filósofos pré-socráticos como Anaximandro.
Alternativa Correta: B - V - F - V - F
Vamos analisar cada afirmativa para justificar essa escolha:
(V) Análise e/ou averiguação dos poemas homéricos e hesiódicos com vistas ao estabelecimento de pontos de contato ou interseções destes com a filosofia nascente. Esta afirmativa é verdadeira porque reflete a estratégia de Vernant de explorar a continuidade e a interação entre o mito e a filosofia, buscando pontos de contato em vez de rupturas abruptas.
(F) Como não há pontos de contato possíveis entre a racionalidade mítica e a filosófico-científica... Esta afirmativa é falsa porque contradiz a abordagem de Vernant, que não vê uma separação total, mas sim uma transição gradual entre mito e razão, rejeitando a ideia do "milagre grego" como um rompimento súbito.
(V) Como segunda etapa, deve-se confrontar as duas atitudes - a mítica e a filosófica -... Esta afirmativa é verdadeira porque sugere que a comparação entre os métodos mítico e filosófico, especialmente em relação ao método empírico, pode revelar como se deram as mudanças no pensamento intelectual grego.
(F) A mudança de foco do objeto para o método, como etapa estratégica posterior, pode evidenciar a ruptura entre a racionalidade mítica e a filosófica... Esta afirmativa é falsa porque sugere uma ruptura clara entre mito e filosofia, enquanto Vernant argumenta contra tal descontinuidade, acreditando que há uma evolução mais suave de pensamento.
Portanto, a sequência correta é B - V - F - V - F, pois reflete a análise crítica proposta por Vernant, que busca integrar e comparar o mito e a filosofia sem assumir uma ruptura histórica rígida.
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