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Q1950931 Filosofia
“[...] nelas li não com estas mesmas palavras, mas provado com muitos e numerosos argumentos, que no princípio era o Verbum e o Verbum estava em Deus e Deus era o Verbum: no princípio este existia em Deus; todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada seria criado; o que foi feito, nele é a vida, e a vida era a luz dos homens; a luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam; a alma do homem, ainda que testemunhe a Luz, não é, porém, a própria Luz, mas o Verbum próprio de Deus, que é a luz verdadeira que ilumina todo homem que vem a este mundo.”
(AGOSTINHO. Confissões. XII – IX.13).

É conhecida a influência da filosofia pagã e da religião gnóstica nas obras da juventude de Agostinho. Das alternativas abaixo, assinale aquela que representa mais propriamente o alvo da crítica do Bispo de Hipona no trecho citado das Confissões
Alternativas

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A alternativa correta é a D - O neo-platonismo.

Para entender por que essa é a alternativa correta, precisamos considerar a obra de Santo Agostinho e a influência da filosofia na sua formação intelectual. Agostinho, em suas Confissões, frequentemente dialoga com as ideias filosóficas e religiosas de sua época, incluindo o neo-platonismo, que teve um papel significativo na sua conversão ao cristianismo.

Neo-platonismo é uma corrente filosófica que enfatiza a existência de uma realidade além do mundo sensível, uma realidade de ideias eternas e perfeitas. Durante sua vida, Agostinho foi profundamente influenciado por essas ideias, mas também as criticou em seus escritos, principalmente quando estas se afastavam das doutrinas cristãs. No trecho citado, Agostinho parece rebater a ideia de que a Luz e o Verbum são realidades separadas, uma ideia que pode estar associada a interpretações neo-platônicas.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - O ceticismo: O ceticismo, que envolve a dúvida sistemática sobre a possibilidade do conhecimento certo, não é o foco principal da crítica nesse trecho das Confissões. Agostinho, embora tenha dialogado com conceitos céticos, está mais voltado ao esclarecimento e explicação da relação entre o Verbo e Deus.
  • B - O academicismo: Este se refere mais às atitudes e práticas dos acadêmicos, especialmente no contexto da educação romana, e não se relaciona diretamente com o trecho em questão. Agostinho teve contato com práticas acadêmicas, mas não é delas que ele fala criticamente aqui.
  • C - O pelagianismo: O pelagianismo é uma heresia cristã que enfatiza a capacidade humana de evitar o pecado sem a graça divina. Embora Agostinho tenha sido um fervoroso crítico do pelagianismo, isso não está relacionado diretamente ao trecho analisado, que trata mais da questão filosófica da essência divina e do Verbo.

Compreender a crítica de Agostinho ao neo-platonismo é essencial para responder corretamente a essa questão, destacando como ele utilizou conceitos filosóficos para reforçar suas visões teológicas e filosóficas cristãs.

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pelo visto o curso que fiz não me ensinou nada...

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