Leia o texto a seguir. Os direitos humanos podem ser de nat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2382528 Direitos Humanos
Leia o texto a seguir.

Os direitos humanos podem ser de natureza civil, política, econômica, social ou cultural. São todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana e, consequentemente, todos eles têm o mesmo valor.

Disponível em: Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil>. Acesso em: 16 dez. 2023. [Adaptado].

À qual característica dos direitos humanos o texto se refere?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vc coloca o filtro pra questões dificies e só vem esses absurdos.

GAB B - Indivisibilidade: Direitos humanos são indivisíveis. Sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, eles são todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana. Consequentemente, todos eles têm o mesmo valor como direitos. Não existe um direito "menor". Não há hierarquia de direitos humanos.

BANCA: Disponível em: Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil>. Acesso em: 16 dez. 2023. [Adaptado].

MAZZUOLI: Essa indivisibilidade está ligada à ideia de que os “direitos de liberdade” (direitos civis e políticos) não sobrevivem perfeitamente sem os “direitos da igualdade” (direitos econômicos, sociais e culturais) e vice-versa.

DE LARAZI: é garantia da universal de um todo de direitos e não uma parcelas desses. Não basta garantir um direito um humano e esquecer outro. Portanto todos têm o mesmo valor

Gabarito letra B: Indivisibilidade (interdependência ou interrelacionariedade): Implica que as pessoas não podem ter apenas parte dos direitos humanos; elas possuem a totalidade desses direitos. Além disso, os direitos humanos são inter-relacionados e interdependentes, sendo complementares entre si. Por exemplo, a existência do direito à vida depende do direito à saúde.

Conceitos:

Igualdade: Estabelece que todos os indivíduos são iguais como seres humanos e possuem direitos humanos inerentes, sem discriminação com base em características como raça, cor, sexo, etnia, idade, idioma, religião, opinião política, origem nacional ou social, deficiência, propriedade, nascimento ou outro status. Essa igualdade é reconhecida pelos órgãos dos tratados de direitos humanos.

Inalienabilidade: Refere-se ao fato de que os direitos humanos não podem ser objeto de comércio e, portanto, não podem ser alienados ou transferidos. Por exemplo, a dignidade da pessoa humana não pode ser comercializada. No entanto, isso não impede a realização de atividades econômicas que envolvam o exercício desses direitos.

Responsabilidade: Indica que os Estados e outros detentores de deveres são obrigados a cumprir as normas e padrões legais estabelecidos nos instrumentos de direitos humanos. Quando não o fazem, os titulares de direitos prejudicados têm o direito de buscar reparação adequada perante um tribunal competente ou outro órgão julgador, seguindo as regras e procedimentos previstos na lei.

A banca deu control C + Control V do que diz o site da UNICEF

Direitos humanos são indivisíveis. Sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, eles são todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana. Consequentemente, todos eles têm o mesmo valor como direitos. Não existe um direito "menor". Não há hierarquia de direitos humanos.

https://www.unicef.org/brazil/o-que-sao-direitos-humanos#:~:text=Indivisibilidade,o%20mesmo%20valor%20como%20direitos.

A "igualdade" é um direito fundamental/humano; e não uma característica destes direitos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo