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Q738315 Arquitetura de Software
Um padrão de projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos‐chave de uma estrutura de projeto comum para torná‐lo à criação de um projeto orientado a objeto reutilizável. Os padrões de projeto podem ser: estruturais, de criação e comportamentais. Assinale, a seguir, dois padrões estruturais.
Alternativas

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Alternativa correta: B - Bridge / Decorator

Vamos entender a questão e o motivo pelo qual a alternativa B é a correta.

Os padrões de projeto são soluções documentadas e reutilizáveis para problemas comuns no desenvolvimento de software. Eles são classificados em três categorias principais: estruturais, de criação e comportamentais.

Padrões Estruturais lidam com a composição de classes e objetos para formar estruturas maiores. Eles ajudam a garantir que, ao construir um sistema mais complexo, a estrutura resultante seja flexível e eficiente. Os padrões Bridge e Decorator são exemplos clássicos de padrões estruturais.

Vamos agora justificar as alternativas:

Alternativa A - State / Builder

O padrão State é um padrão comportamental, que permite que um objeto altere seu comportamento quando seu estado interno muda. O padrão Builder é um padrão de criação, que separa a construção de um objeto complexo da sua representação. Portanto, essa alternativa não contém padrões estruturais.

Alternativa B - Bridge / Decorator

O padrão Bridge permite que você separe a abstração de uma estrutura, sua implementação, para que ambas possam variar independentemente. O padrão Decorator permite adicionar responsabilidades a um objeto dinamicamente. Ambos são padrões estruturais, portanto, essa alternativa está correta.

Alternativa C - Iterator / Mediator

O padrão Iterator é um padrão comportamental que fornece um modo de acessar os elementos de um agregado sequencialmente sem expor sua representação subjacente. O padrão Mediator também é comportamental e coordena a interação entre objetos colegiados. Portanto, ambos são padrões comportamentais, e essa alternativa está incorreta.

Alternativa D - Strategy / Prototype

O padrão Strategy é comportamental e define uma família de algoritmos, encapsulando cada um deles e tornando-os intercambiáveis. O padrão Prototype é de criação e permite a criação de novos objetos pela cópia de uma instância existente. Essa alternativa também está incorreta.

Alternativa E - Command / Interpreter

O padrão Command é comportamental e transforma uma solicitação em um objeto, permitindo que você parametrize os clientes com filas, logs e operações reversíveis. O padrão Interpreter é comportamental e define a gramática para uma linguagem e um interpretador que usa a representação da gramática para interpretar sentenças dessa linguagem. Portanto, ambos são padrões comportamentais, tornando essa alternativa incorreta.

Resumindo, ao identificar a natureza de cada padrão listado nas alternativas, fica claro que Bridge e Decorator são os únicos padrões estruturais entre as opções fornecidas, confirmando a alternativa B como correta.

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Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Padrões Estruturais: Adapter, Bridge, Composite, Decorator, Facade, Flyweight, Proxy

Gabarito: Letra B) Bridge / Decorator

 

b-

como lembrar os padroes estruturais: adaptaram uma ponte composta de moscas para decorar a fachada do servidor de proxy.

Mnemônico:

Uma ponte adaptada é composta por uma fachada decorada para o peso-mosca se aproximar.

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