Tendo em vista o aumento de funcionários deste Departamento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q260167 Redação Oficial
O item a seguir apresenta um fragmento de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação (entre parênteses) desse fragmento quanto ao tipo de correspondência oficial a que pertence. Julgue-o quanto à adequação da linguagem utilizada, à correção gramatical e à classificação proposta.

Tendo em vista o aumento de funcionários deste Departamento em razão de novas contratações feitas pela honorável Assembleia Legislativa, solicito encarecidamente a Vossa Senhoria que, por favor, providencie a aquisição de mobiliário (5 mesas e 5 cadeiras) para que os novos funcionários que são muito competentes e amáveis possam ser acomodados de forma adequada. (memorando)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta questão exige do candidato conhecimento acerca do atributo da impessoalidade, da adequação da linguagem e dos tipos de comunicação oficial.

A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Assim, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre: a) da ausência de impressões individuais de quem comunica; b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação; c) do caráter impessoal do próprio assunto tratado. Nesse sentido, verificamos que no texto há várias impressões pessoais, dentre elas: "encarecidamente" e "que são muito competentes e amáveis".

O memorando "é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que pode estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes, ou seja, é uma forma de comunicação eminentemente interna". Desse modo, verificamos que o texto apresentado não se encaixa nessa classificação.

Com base na análise acima, concluímos que o item apresentado está incorreto.

Gabarito: ERRADO

OBS: A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora.
A concisão, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem, ainda, para que seja alcançada a necessária impessoalidade.
Portanto, os termos destacados em vermelho vão de encontro às normas exigidas para a redação de documentos oficiais: 

Tendo em vista o aumento de funcionários deste Departamento em razão de novas contratações feitas pela honorável Assembleia Legislativa, solicito encarecidamente a Vossa Senhoria que, por favor, providencie a aquisição de mobiliário (5 mesas e 5 cadeiras) para que os novos funcionários que são muito competentes e amáveis possam ser acomodados de forma adequada. (memorando)
Quando li amáveis comecei a rir. 
Eu parei no honorável...rs. Mas 99% das vezes em que houver adjetivo, pode procurar que há marca de pessoalidade. Incompatível com texto oficial.
Faltou a crase no "a" antes de Vossa 
Querida Érica, NÃO há o emprego do sinal indicativo de crase antes de pronomes de Tratamento, exceto em casos de dona, senhora e senhorita.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo