Fragmento do texto construído pela equipe de uma instituição...
Fragmento do texto construído pela equipe de uma instituição que atende crianças de 0 a 5 anos e meio.
A missão do C.E.I.R (nome fictício) visa à formação integral da criança nos aspectos sócio afetivo, cognitivo e moral. Pretendem-se, junto à família, desenvolver, ao longo da infância, competências e habilidades capazes de permitir que esse sujeito seja capaz de inserir-se na sociedade de forma atuante, questionadora e transformadora. O C.E.I.R trabalha no sentido de formar cidadãos que tenham atributos éticos e uma visão de mundo que respeite as diversas manifestações do ser humano; cria condições para o desenvolvimento da autoestima e autoimagem da criança, bem como possibilita a ela condições de relacionar-se com o outro; de trabalhar as diferenças e estimular a real consciência da cidadania, além de favorecer a construção do conhecimento nas diversas áreas: o Movimento, Natureza e Sociedade, Linguagem oral e escrita, Música e Artes Visuais.
Depoimentos das crianças que estão nessa Instituição desde o berçário.
“Eu não gosto de brincar aqui, porque a minha educadora vive escolhendo as brincadeiras que eu não gosto”. (Márcio, 4 anos).
“Eu fico muito triste com a minha educadora, porque ela não me deixa conversar, nem virar para os lados quando estou fazendo exercício do livro didático. Só que essa atividade demora muito!” (Paulo, 5 anos).
“Eu não gosto de fazer provinhas na escola, porque a minha educadora rabisca de vermelho quando erro e, ainda, fica brava comigo, perguntando se eu não estudei em casa”! (Karine, 4 anos e meio).
A partir da análise dos depoimentos, em confronto com a missão apresentada pelo C.E.I.R, pode-se afirmar que a prática dessa escola é