A história da educação no Brasil foi marcada por duas grande...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q196322 Pedagogia
A história da educação no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedagógicas: a liberal e a progressista. Assinale a opção correspondente às tendências identificadas com a corrente pedagógica liberal.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B - tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista.

A questão aborda a distinção entre as correntes pedagógicas liberal e progressista, que são fundamentais para entender a história da educação no Brasil. As tendências pedagógicas são conceitos que explicam as diferentes formas de pensar e aplicar a educação em contextos históricos e sociais variados.

A corrente liberal, que tem suas raízes nas ideias de liberdade individual e no sistema capitalista, se subdividiu em várias tendências. Dentro dessa corrente, a pedagogia tradicional é centrada no papel do professor como detentor do conhecimento, e o aluno como receptor passivo desse conhecimento. Já a pedagogia renovada progressivista incentiva a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, mas ainda dentro de uma perspectiva que não rompe totalmente com os moldes tradicionais.

A pedagogia renovada não diretiva, por sua vez, se baseia nas teorias de Carl Rogers e enfatiza a importância da autonomia do aluno, com um papel mais facilitador do professor, que ajuda o estudante a encontrar seu próprio caminho. A pedagogia tecnicista, influenciada pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de eficiência, trata a educação como um processo produtivo, em que os alunos são vistos como 'insumos' a serem moldados para atender às demandas do mercado de trabalho.

Portanto, a alternativa B é a correta porque identifica corretamente as tendências pedagógicas associadas à corrente liberal: tradicional, renovada progressivista, renovada não diretiva e tecnicista. Essas tendências compartilham a ideia de manutenção ou adaptação do sistema social vigente, sem procurar transformá-lo radicalmente, como propõem as tendências progressistas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS LIBERAIS 
Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a idéia de igualdade de   oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições.

TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL 
Segundo esse quadro teórico, a tendência liberal tradicional se caracteriza por acentuar o ensino humanístico, de cultura geral. De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço. Sendo assim, as diferenças de classe social não são consideradas e toda a prática escolar não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno.

TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA 
Segundo essa perspectiva teórica de Libâneo, a tendência liberal renovada (ou pragmatista) acentua o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais.
 A escola continua, dessa forma, a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a idéia de “aprender fazendo”, portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, etc, levando em conta os interesses do aluno.

TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO-DIRETIVA 
Acentua-se, nessa tendência, o papel da escola na formação de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente.
 
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA 
A escola liberal tecnicistaatua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo