A forma final de uma edificação sempre é resultante de um pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: UFPR - 2018 - UFPR - Arquiteto e Urbanista |
Q921389 Arquitetura

A forma final de uma edificação sempre é resultante de um processo complexo de tomada de decisões no qual muitos fatores têm seu papel. A forma deve adequar-se suficientemente bem ao uso previsto. No entanto, outros fatores, como o contexto e as características do local, o tempo de construção, as condições sociais, a moda e as restrições jurídicas e econômicas têm forte influência. Além disso, a edificação deve cumprir mais do que as funções exigidas pelo uso; há funções climatológicas, culturais e econômicas. Tudo isso aumenta a complexidade da relação entre forma e função.


Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O arquiteto alemão Adolf Loos (1870-1933) considerou o uso da arquitetura pura como um critério importante e em formas simples adequadas ao uso prático. Em Ornament und Verbrechen [ornamento e delito], escrito em 1908, ele rejeitou com veemência o uso de ornamentação com propósitos puramente decorativos.

( ) O edifício Seagram (1954-1958), em Nova York, de autoria do arquiteto Mies van der Rohe, foi considerado a suprema expressão do estilo internacional. O projeto baseia-se na produção industrial de elementos pré-fabricados em concreto armado.

( ) Em 1959, a revista Forum, editada por Aldo van Eyck, Herman Hertzberger, Jaap Bakema e Joop Hardy, publicou a “história de outra ideia” (Van Eyck, 1959). O chamado grupo Forum criticava a grandeza de escala e a monotonia das edificações do pós-guerra e a separação de funções exigida pelo CIAM (Congresso Internacional da Arquitetura Moderna).

( ) Um movimento recente que deu muita atenção à função da forma foi o pós-modernismo. O nome deriva da teoria literária e foi aplicado pela primeira vez ao campo de arquitetura por Charles Jencks (1977), em meados da década de 1970.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas