Julgue o item a seguir, com base nas ideias do texto CB1A2-I...
Texto CB1A2-I
O uso da palavra está, necessariamente, ligado à questão da eficácia. Visando a uma multidão indistinta, a um grupo definido ou a um auditório privilegiado, o discurso procura sempre produzir um impacto sobre seu público. Esforça-se, frequentemente, para fazê-lo aderir a uma tese: ele tem, então, uma visada argumentativa. Mas o discurso também pode, mais modestamente, procurar modificar a orientação dos modos de ver e de sentir: nesse caso, ele tem uma dimensão argumentativa. Como o uso da palavra se dota do poder de influenciar seu auditório? Por quais meios verbais, por quais estratégias programadas ou espontâneas ele assegura a sua força?
Essas questões, das quais se percebe facilmente a importância na prática social, estão no centro de uma disciplina cujas raízes remontam à Antiguidade: a retórica. Para os antigos, a retórica era uma teoria da fala eficaz e também uma aprendizagem ao longo da qual os homens da cidade se iniciavam na arte de persuadir. Com o passar do tempo, entretanto, ela tornou-se, progressivamente, uma arte do bem dizer, reduzindo-se a um arsenal de figuras. Voltada para os ornamentos do discurso, a retórica chegou a se esquecer de sua vocação primeira: imprimir ao verbo a capacidade de provocar a convicção. É a esse objetivo que retornam, atualmente, as reflexões que se desenvolvem na era da democracia e da comunicação.
Ruth Amosy. A argumentação no discurso.
São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 7 (com adaptações).
Julgue o item a seguir, com base nas ideias do texto CB1A2-I.
Conclui-se do texto que, deixando de lado o foco na
eloquência, atualmente a retórica volta à sua vocação
original, como fruto das reflexões que se desenvolvem na era
da democracia e da comunicação.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
“Para os antigos, a retórica era uma teoria da fala eficaz e também uma aprendizagem ao longo da qual os homens da cidade se iniciavam na arte de persuadir. Com o passar do tempo, entretanto, ela tornou-se, progressivamente, uma arte do bem dizer, reduzindo-se a um arsenal de figuras. Voltada para os ornamentos do discurso, a retórica chegou a se esquecer de sua vocação primeira: imprimir ao verbo a capacidade de provocar a convicção. É a esse objetivo que retornam, atualmente, as reflexões que se desenvolvem na era da democracia e da comunicação."
O texto deixa claro que a retórica (eloquência) chegou a esquecer de sua vocação primeira (origem).
Gabarito: ERRADO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: errado.
Voltada para os ornamentos do discurso, a retórica chegou a se esquecer de sua vocação primeira: imprimir ao verbo a capacidade de provocar a convicção. É a esse objetivo que retornam, atualmente, as reflexões que se desenvolvem na era da democracia e da comunicação.
Deixando de lado a eloquência ? No texto não fala sobre isso. Gab errado
A questão afirma que: atualmente a retórica volta à sua vocação original. Conforme o texto essa vocação original (vocação primeira) é "...imprimir ao verbo a capacidade de provocar a convicção.". Portanto, essa vocação original (vocação primeira) citada pelo texto refere-se à eloquência que significa a capacidade de persuadir pela palavra (convicção).
Sendo assim, não é possível deixar de lado o foco na eloquência ao considerar que a retórica volta à sua vocação original.
Questão ERRADA.
GAB: ERRADO
Marquei esse gabarito por entender que:
"Retornam": As reflexões estão se desenvolvendo com dados do passado, eles retornam lá no passado para aprender.
Enunciado diz que "VOLTA": Uma coisa lá do passado voltou, quando na realidade esse é um OBJETIVO.
e·lo·quên·ci·a |qüen|
(latim eloquentia, -ae)
substantivo feminino
1. Arte de bem falar.
2. Talento de convencer, exaltar ou comover, falando.
"eloquência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, [consultado em 07-07-2022].
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo