Julgue o item subsequente, relativos aos aspectos linguístic...
Texto CB1A2-I
O uso da palavra está, necessariamente, ligado à questão da eficácia. Visando a uma multidão indistinta, a um grupo definido ou a um auditório privilegiado, o discurso procura sempre produzir um impacto sobre seu público. Esforça-se, frequentemente, para fazê-lo aderir a uma tese: ele tem, então, uma visada argumentativa. Mas o discurso também pode, mais modestamente, procurar modificar a orientação dos modos de ver e de sentir: nesse caso, ele tem uma dimensão argumentativa. Como o uso da palavra se dota do poder de influenciar seu auditório? Por quais meios verbais, por quais estratégias programadas ou espontâneas ele assegura a sua força?
Essas questões, das quais se percebe facilmente a importância na prática social, estão no centro de uma disciplina cujas raízes remontam à Antiguidade: a retórica. Para os antigos, a retórica era uma teoria da fala eficaz e também uma aprendizagem ao longo da qual os homens da cidade se iniciavam na arte de persuadir. Com o passar do tempo, entretanto, ela tornou-se, progressivamente, uma arte do bem dizer, reduzindo-se a um arsenal de figuras. Voltada para os ornamentos do discurso, a retórica chegou a se esquecer de sua vocação primeira: imprimir ao verbo a capacidade de provocar a convicção. É a esse objetivo que retornam, atualmente, as reflexões que se desenvolvem na era da democracia e da comunicação.
Ruth Amosy. A argumentação no discurso.
São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 7 (com adaptações).
Julgue o item subsequente, relativos aos aspectos linguísticos do texto CB1A2-I.
O emprego do presente do indicativo no primeiro parágrafo
tem a finalidade de aproximar o leitor do exato momento em
que a autora escrevia o texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: errado.
O emprego do presente do indicativo no primeiro parágrafo tem a finalidade de aproximar o leitor do exato momento em que a autora escrevia o texto.
.
O presente do indicativo indica, principalmente, uma ação que ocorre no exato momento em que se narra a ação. Indica também uma ação habitual, uma característica do sujeito, um estado permanente de uma situação ou a verdade científica dos fatos.
Fonte: https://www.conjugacao.com.br/presente-do-indicativo/#:~:text=O%20presente%20do%20indicativo%20indica,a%20verdade%20cient%C3%ADfica%20dos%20fatos.
Errado
Indica algo que ocorre habitualmente, não necessariamente no momento em que se fala.
O emprego do presente do indicativo no primeiro parágrafo tem a finalidade de aproximar o leitor do exato momento em que a autora escrevia o texto.
SIM! Presente do indicativo pode ser usado com a finalidade de aproximar o leitor do exato momento que o autor (a) escreve o texto. Esse recurso que usa "o presente com valor de passado" aproxima os fatos narrados do momento da leitura, deixando a narrativa mais dinâmica e verossímil. Tal recurso é conhecido como "Presente Histórico"! O Cebraspe cobra e entende dessa forma.
Porém, não é o caso do presente do indicativo do primeiro parágrafo. Logo, gabarito E.
Eu pensei do seguinte modo:
-Se esse texto se aplica para qualquer época, então o objetivo não trazer o leitor para o presente momento em que foi escrito.
EU ME PERDOO ! PALHAÇADA..:/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo