No que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, à...
No que se refere aos direitos das pessoas com deficiência, à luz da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto n.º 6.949/2009), do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei n.º 13.146/2015) e da Resolução n.º 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça, julgue o item que se segue.
A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi internalizada no Brasil com status normativo equivalente ao de emenda constitucional.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
tratados internacionais internalizados em nossa ordem jurídica, nos termos do parágrafo 3º, do art. 5º da Constituição Federal:
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo;
Tratado de Marraqueche, relativo à reprodução e a distribuição de obras, livros e textos em formato acessível a pessoas com deficiência visual; e
Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.
Bons Estudos!!!
- A Convenção foi ratificada pelo Brasil em 2008, com status de emenda constitucional, através do Decreto Legislativo 186.
- Foi a primeira vez que o §3º do artigo 5º do texto Constitucional foi utilizado para ratificar um tratado internacional.
- A Convenção é um instrumento internacional de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
- O objetivo da Convenção é garantir a igualdade de oportunidades, combater a discriminação e eliminar as barreiras sociais.
- A Convenção foi construída ao longo de vários anos por pessoas com deficiência de todo o mundo.
SERTÃO!!
A alternativa correta é Certo. A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi internalizada no Brasil por meio do Decreto nº 6.949/2009, e, conforme o artigo 5º, §3º, da Constituição Federal, ela tem status de emenda constitucional. Isso significa que a Convenção foi incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro com a mesma hierarquia das emendas constitucionais, ou seja, sua aplicação é de caráter supralegal, superior a leis ordinárias, devendo ser observada em todas as esferas do direito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo