Cláudio é servidor público e, para aumentar a sua renda, com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q150574 Ética na Administração Pública
O servidor público deve ter consciência de que seu trabalho é
regido por princípios éticos que se materializam na adequada
prestação dos serviços públicos. Em cada item a seguir é
apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva
que deve ser julgada considerando os princípios éticos do serviço
público.

Cláudio é servidor público e, para aumentar a sua renda, comercializa, em seu ambiente de trabalho, mas fora do horário normal de expediente, cópias de CDs e DVDs.

Nessa situação, a conduta de Cláudio não pode ser considerada imprópria ao serviço público, pois envolve uma atividade que não guarda relação direta com as atribuições de seu cargo.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D 1171/94
Das Vedações ao Servidor Público
XV - E vedado ao servidor público;
a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

Ou seja, nosso funcionário utilizou-se de sua posição para obter o favorecimento para si, de acessar o "mercado consumidor" em seu ambiente de trabalho. Comparando-se com um vendedor de rua, por exemplo
Além do comentário do colega, acima, o personagem comercializa cópias(piratas) CDs e DVDs. É ilegal e fere o princípio da legalidade. 

I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

III A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

 
Agora deu mesmo!!!
Só falta dizer que pode fazer uma banquinha de DVD Pirata na porta da repartição...
Também fere o princípio da moralidade.
Questão errada. Lei 8112/90.
Artigo 117. Ao servidor é proibido:
[...]
X – participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comercio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo