Com base no conhecimento das dimensões do mobiliário e de eq...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236715 Arquitetura
Com base no conhecimento das dimensões do mobiliário e de equipamentos, é possível ajustar a forma e o dimensionamento dos espaços de trabalho às quantidades e configurações mais correntes desses elementos. A ergonomia diferencia entre o espaço ocupado pelo móvel e o espaço de utilização. Na figura abaixo, há três situações referentes à utilização de mesas de trabalho. A situação (1) corresponde ao mínimo de espaço de uso; a situação (2), ao que é recomendável; e a (3), ao que seria ótimo em um projeto residencial
Imagem associada para resolução da questão


Com base nas informações dadas e na figura acima, analise as afirmativas seguintes.
I. A definição das dimensões de uso em relação às dimensões das mesas nas três situações deve-se à comparação com características antropométricas.
II. As dimensões de uso não levam em consideração os espaços necessários para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida (p. ex. pessoas em cadeira de rodas).
III. O dimensionamento do mobiliário, do equipamento e dos espaços da habitação tem como ponto de partida o pré-dimensionamento do projeto arquitetônico em detrimento das dimensões e dos movimentos do corpo humano.
Está(ão) correta(s)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. CORRETA

A definição das dimensões de uso das mesas de trabalho em relação às características antropométricas (medidas do corpo humano) é uma prática ergonômica comum. Para garantir o conforto e a eficiência do usuário, as dimensões do mobiliário, incluindo mesas de trabalho, devem estar de acordo com as proporções e movimentos naturais do corpo humano.

II. CORRETA

As dimensões de uso devem levar em consideração a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, como aquelas que utilizam cadeira de rodas. A ergonomia e o design universal buscam garantir que os espaços e móveis sejam acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas.

III. O dimensionamento do mobiliário, do equipamento e dos espaços da habitação tem como ponto de partida o pré-dimensionamento do projeto arquitetônico em detrimento das dimensões e dos movimentos do corpo humano.

O dimensionamento do mobiliário, equipamento e espaços da habitação não deve ser um ponto de partida isolado. A ergonomia e o conforto do usuário também são fatores essenciais a serem considerados no projeto arquitetônico. O projeto deve ser orientado tanto pelas dimensões e movimentos do corpo humano quanto pelo pré-dimensionamento do espaço.

LETRA C

A alternativa II me parece incorreta, alguém confirma?

A resposta II está INCORRETA.

Resposta II: As dimensões de uso não levam em consideração

Resposta CORRETA seria: As dimensões de uso devem levar em consideração 

na minha interpretação, quando se diz "dimensões de uso", refere-se somente ao alcance, etc. e "espaço necessário para acessibilidade" diz respeito ao espaço pra deslocamento, manobra de cadeira de rodas. não é que não será considerada a acessibilidade, mas "dimensões de uso" é um termo específico pra tratar somente das dimensões relacionadas à atividade que a pessoa irá executar, não irá abranger, por exemplo, qual o tamanho do corredor acessar a mesa. tanto é que na própria NBR 9050 tem um item específico com as distâncias, alturas e ângulos de alcance (frontal, lateral, com execução de força, etc, superfícies de trabalho). as dimensões de acessos, manobra, deslocamento, são tratadas em outros itens.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo