A promoção da integração ao mercado de trabalho não se inser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47722 Direito Constitucional
Julgue os próximos itens no que concerne à assistência social.

A promoção da integração ao mercado de trabalho não se insere entre os objetivos da assistência social, que visa, sobretudo, proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No contexto da questão apresentada, estamos tratando do tema da assistência social, especificamente sobre os seus objetivos conforme a Constituição Federal de 1988.

A alternativa correta é: E - errado.

Para compreender essa questão, é importante referir-se ao artigo 203 da Constituição, que define os objetivos da assistência social no Brasil. De acordo com este artigo, a assistência social tem entre seus objetivos:

  • Proteger a família, a maternidade, a infância, a adolescência e a velhice;
  • Promover a integração ao mercado de trabalho;
  • Habilitar e reabilitar pessoas com deficiência e promover sua integração à vida comunitária.

O enunciado da questão afirma que a promoção da integração ao mercado de trabalho não se insere entre os objetivos da assistência social, o que está incorreto. De fato, a Constituição inclui a promoção da integração ao mercado de trabalho como um dos objetivos, conforme destacado no inciso III do artigo 203.

Portanto, a afirmação está errada porque contradiz o texto constitucional, que explicitamente prevê a integração ao mercado de trabalho como um dos fins da assistência social.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADOA integração ao mercado de trabalho se insere entre os objetivos da assistencia social, de acordo com o disposto no art. 203 da CF:"Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei"
Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.“Benefício de prestação continuada. Art. 203, V, da CF/88. Critério objetivo para concessão de benefício. Art. 20, § 3º, da Lei n. 8.742/93 c.c.art. 34, § único, da Lei n. 10.741/2003. Violação ao entendimento adotado no julgamento da ADI n. 1.232/DF. Inexistência. Recurso extraordinário não provido. Não contraria o entendimento adotado pela Corte no julgamento da ADI n. 1.232/DF, a dedução da renda proveniente de benefício assistencial recebido por outro membro da entidade familiar (art. 34, § único, do Estatuto do Idoso), para fins de aferição do critério objetivo previsto no art. 20, § 3º, da Lei n. 8.742/93 (renda familiar mensal per capita inferior a 1/4 do salário-mínimo).” (RE 558.221, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento 15-4-08, 2ª Turma, DJE de 16-5-08).

É um dos objetivos da assistência social, previsto no rol do art. 203, inciso III, da CF, vejamos:

Art. 203: "...

III - a promoção da integraçao ao mercado de trabalho"

Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;

III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;

IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

Óbvio que se insere!!


Gabarito errado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo