Analise as afirmativas a seguir: I. A AIDS é uma doença ca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1673596 Medicina
Analise as afirmativas a seguir:

I. A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas.

II. A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica simples, de caráter não sistêmico, definida como disfunção cardíaca, que ocasiona adequado suprimento sanguíneo para atender às necessidades metabólicas tissulares, na presença de retorno venoso anormal, ou fazê-lo somente com baixas pressões de enchimento.

III. Nos pacientes críticos, a infusão endovenosa contínua de insulina é o método mais aceito de tratamento para a hiperglicemia no ambiente hospitalar. Porém, após a estabilização do quadro clínico, deve-se proceder à transição do esquema de insulina endovenosa para a via subcutânea, utilizando-se o equivalente a 60 a 80% da dose total infundida nas últimas 6 horas de infusão, preferencialmente da noite, quando o paciente não se alimentou, e multiplicar por 4, para o cálculo da dose diária total de insulina (DDTI). A bomba de infusão endovenosa de insulina deve ser desligada somente após o período de 2 a 4 horas do início da aplicação de insulina basal, a fim de evitar o rebote hiperglicêmico decorrente da suspensão da aplicação endovenosa.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa C é a correta, pois apenas as afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa I está correta ao explicar que a AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que afeta o sistema imunológico e deixa a pessoa vulnerável a doenças oportunistas. Já a afirmativa III é correta ao explicar o uso de insulina para tratar a hiperglicemia em pacientes críticos, indicando o protocolo de transição da infusão endovenosa para a via subcutânea. A afirmativa II está incorreta, pois a insuficiência cardíaca é uma síndrome complexa e grave, que afeta todo o sistema cardiovascular e pode ter diversas causas e consequências sistêmicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo