O SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q304570 Redes de Computadores
O SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do modelo TCP/IP utilizado para a transmissão de informações de gerenciamento da rede. Para que o SNMP seja funcional, o dispositivo gerenciado deve responder às solicitações de informações do sistema de gerenciamento e deve possuir, para isso, um componente de software instalado denominado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - agente.

O protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol) é essencial para a gerência de redes de computadores, funcionando na camada de aplicação do modelo TCP/IP. Este protocolo permite a monitoração e controle de dispositivos de rede de maneira padronizada, o que facilita a interoperabilidade entre diversas marcas e tipos de equipamentos. Para que o SNMP possa desempenhar sua função, é necessária a presença de um agente, que é um componente de software que reside nos dispositivos de rede (tais como roteadores, switches, impressoras, etc.).

O agente é responsável por coletar informações do dispositivo e enviar ao sistema de gerenciamento de rede, que pode ser uma estação de trabalho ou servidor dedicado para essa finalidade. O agente mantém um banco de dados de informações de gerenciamento, conhecido como MIB (Management Information Base), que pode ser acessado via SNMP. As operações básicas do SNMP incluem GET para recuperar informações do MIB, SET para alterar valores, e TRAP, que permite ao agente notificar o sistema de gerenciamento sobre eventos específicos de maneira assíncrona.

A alternativa correta é a letra A pois somente o termo agente é utilizado no contexto do SNMP para se referir ao componente de software que deve estar presente no dispositivo gerenciado. As outras alternativas não refletem a terminologia correta dentro do âmbito de gerenciamento de redes via SNMP.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O framework SNMP consiste de: Agentes Mestres (Master Agents), Sub-agentes (Subagents) e Estações de Gerenciamento (Management Stations).


Master Agent



O Master Agent em uma rede gerenciada é, na verdade, um software sendo executado em um dispositivo com suporte a SNMP, por exemplo, um roteador, que interage com uma estação de gerenciamento. É o equivalente a um servidor, na comunicação cliente/servidor, ou a um daemon, sob o ponto de vista de sistemas operacionais. Os subagentes são os responsáveis por passarem informações específicas para o Masters Agent.



Subagent



Os subagentes ou subagents são pequenos programas em execução no dispositivo com suporte a SNMP, responsáveis pelo monitoramento de recursos específicos naquele dispositivo, como por exemplo, o status de um link ethernet em um roteador, ou a quantidade de espaço livre em um disco de um servidor. Algumas características dos softwares subagentes são:


  • Coletar informações de objetos gerenciados
  • Configurar parâmetros destes objetos gerenciados
  • Responder a solicitações do software de gerência da rede
  • Gerar alarmes ou traps em determinadas situações



Management Station



O Gerente da Rede ou Estação de Gerenciamento ou ainda Management Station é o componente final da arquitetura de uma solução SNMP. Funciona como um cliente em uma comunicação cliente/servidor. Realiza requisições de informações aos dispositivos gerenciados, que podem ser temporárias ou através de comandos a qualquer tempo. E ainda é o responsável por receber alarmes gerados pelos agentes e gerar saídas para estes alarmes, tais como, alterar (SET) o valor de um determinado parâmetro gerenciado no equipamento, enviar mensagem para o celular do administrador da rede, dentre outras.

O software de gerência de redes não segue o modelo cliente-servidor convencional pois para as operações GET e SET a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor, enquanto que na operação TRAP ocorre o oposto, pois no envio de alarmes é o dispositivo gerenciado que toma iniciativa da comunicação. Por conta disso, os sistemas de gerência de redes evitam os termos 'cliente' e 'servidor' e optam por usar "gerente" para a aplicação que roda na estação de gerenciamento e "agente" para a aplicação que roda no dispositivo de rede.

Na questão Q716765, do ano seguinte, a FCC chamou de "sub-agente"

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo