I. M.S, idosa, 63 anos, sexo feminino, vítima de queda de um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2069827 Nutrição
I. M.S, idosa, 63 anos, sexo feminino, vítima de queda de uma escada sobre um móvel de madeira, em um acidente doméstico. Diagnóstico: trauma, com hemotórax. Durante a internação, evoluiu com sepse. Paciente com edema em membros superiores (+++). No terceiro dia de internação, após estabilidade hemodinâmica, foi realizada a avaliação nutricional. A altura foi estimada por meio da altura do joelho, conforme Chumlea et al. Foi encontrado 1,55 m de altura. peso usual da paciente foi informado por um familiar, que afirmou, sem muita segurança , ter ela 64 kg de peso. O Índice de Massa Corpórea, IMC, encontrado foi de 26,6kg/m2. A conduta nutricional proposta foi oferecer dieta padrão por meio de sonda nasogástrica.
Nestas condições, analise as afirmativas abaixo:
I. O peso deveria ter sido estimado, como foi feito para altura, utilizando também a equação proposta por Chumlea et al. II. O IMC encontrado indica sobrepeso. III. A oferta calórica inicial de 20 Kcal/kg/peso/dia é adequada para esta paciente. IV. ureia urinária encontrava-se ligeiramente aumentada, e isto é indicativo de função renal comprometida.
Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta sobre avaliação nutricional para compreender seu tema central e determinar a resposta correta.

Alternativa Correta: E - III, apenas.

A questão envolve a avaliação nutricional de uma paciente idosa internada, que sofreu um trauma e evoluiu com sepse. A avaliação incluiu estimativa de altura, peso usual informado, cálculo do IMC e proposta de dieta. Vamos entender cada afirmativa:

I. O peso deveria ter sido estimado, como foi feito para altura, utilizando também a equação proposta por Chumlea et al.
Esta afirmação está incorreta. A altura foi estimada corretamente devido às dificuldades com a paciente. No entanto, o peso usual foi informado por um familiar, sendo uma prática aceitável, embora não ideal. Não há procedimento padrão de estimativa de peso por equação como a de Chumlea.

II. O IMC encontrado indica sobrepeso.
Apesar do IMC de 26,6 kg/m² indicar sobrepeso em adultos, em idosos a interpretação pode variar devido a mudanças na composição corporal. Afirmar categoricamente o sobrepeso sem considerar o contexto da idosa não é adequado.

III. A oferta calórica inicial de 20 Kcal/kg/peso/dia é adequada para esta paciente.
Esta é a afirmação correta. Em situações de sepse e trauma, um aporte inicial de 20 Kcal/kg/peso/dia é considerado adequado, pois ajuda a garantir as necessidades nutricionais sem sobrecarregar o metabolismo.

IV. Ureia urinária encontrava-se ligeiramente aumentada, e isto é indicativo de função renal comprometida.
Esta afirmação é incorreta. A ureia urinária aumentada pode ter várias causas, incluindo aumento da degradação proteica em situações de estresse, como sepse, e não indica isoladamente comprometimento renal.

Portanto, a única afirmativa correta é a III, justificando a escolha da alternativa E.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

26,6 já não é considerado sobrepeso?

Para idoso não, IMC eutrofico de 22 a 27.

Gab:E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo