Nas empresas, os programas de qualidade de vida conjugam ser...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q483216 Gestão de Pessoas
Nas empresas, os programas de qualidade de vida conjugam serviços sociais e ações socioeducativas, visando ao enquadramento de hábitos e atitudes do trabalhador, em relação a vários aspectos do seu cotidiano.
Desse modo, esses programas buscam, por meio de tais serviços e ações, um(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos comentar sobre a questão e entender qual a alternativa correta e por que as outras estão incorretas.

Alternativa correta: D - intervenção normativa sobre a vida do trabalhador dentro e fora da empresa

Explicação:

Os programas de qualidade de vida no trabalho têm como objetivo melhorar tanto o bem-estar dos trabalhadores quanto a produtividade da empresa. Esses programas geralmente incluem uma combinação de serviços sociais e ações socioeducativas que buscam **enquadrar hábitos e atitudes** dos trabalhadores em aspectos variados do seu cotidiano.

Vamos analisar por que a alternativa D é a correta:

D - intervenção normativa sobre a vida do trabalhador dentro e fora da empresa

Essa alternativa é a correta porque os programas de qualidade de vida no trabalho frequentemente envolvem a implementação de diretrizes e normas que afetam não só o ambiente de trabalho, mas também podem orientar comportamentos fora da empresa. Por exemplo, políticas de saúde e bem-estar podem incluir programas de exercícios físicos, alimentação saudável e gerenciamento de estresse, que os trabalhadores são incentivados a seguir mesmo fora do ambiente de trabalho.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - descompasso entre o aumento da produtividade e o bem-estar do trabalhador

Essa alternativa está incorreta. Na verdade, os programas de qualidade de vida no trabalho visam alinhar, e não criar descompasso, entre produtividade e bem-estar. O objetivo é que, ao melhorar o bem-estar dos trabalhadores, a produtividade também aumente.

B - colisão de interesses entre patrões e empregados nas relações de trabalho

Essa alternativa também está incorreta. Os programas de qualidade de vida no trabalho são implementados justamente para reduzir conflitos e colisões de interesses, promovendo um ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo entre patrões e empregados.

C - insurgência do comportamento do trabalhador frente aos novos métodos de produção

Incorreta. Os programas de qualidade de vida no trabalho são desenvolvidos para facilitar a adaptação dos trabalhadores a novos métodos de produção, e não provocar insurgência ou resistência.

E - subestimação das atividades desportivas e recreativas de combate ao stress

Essa alternativa está incorreta. Na realidade, os programas de qualidade de vida no trabalho muitas vezes incluem atividades desportivas e recreativas justamente para combater o estresse, e não para subestimá-las.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender o tema da questão e a justificação da alternativa correta. Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ALTERNATIVA (D)

a QUESTÃO FALA EM ALGO POSITIVO QUANTO AO TRABALHADOR, POR ELIMINAÇÃO:

(a) DESCOMPASSO - palavra negativa em relação a empresa e trabalhor

(b) COLISÃO - palavra negativa em relação a empresa e trabalhor

(d) INSURGÊNCIA (REBELAR) - palavra negativa em relação a empresa e trabalhor

(d) INTERVENÇÃO (ingerir-se (em matéria, questão etc.), visando influir sobre seu desenvolvimento; interferir; interceder.

"a Igreja não intervém nos negócios do Estado")

(e) SUBESTIMAÇÃO - palavra negativa em relação a empresa e trabalhor

Creio que o problema da letra a seja exatamente a palavra descompasso.

Talvez se usasse ponderação poderia ser dada como correta. Entretanto, há alguma referência de algum autor/material que justifique a resposta ser a letra d?

Os programas de “qualidade de vida no trabalho” seguem a tendência já apontada, ou seja, visam conformar um comportamento adequado aos novos métodos de produção. Condizentes com as novas modalidades de reprodução da força de trabalho, esses programas buscam, por meio dos serviços sociais e das ações socioeducativas, o enquadramento de hábitos e cuidados com a saúde, alimentação, lazer etc., que implica uma intervenção normativa sobre a vida do trabalhador dentro e fora da empresa.

 

AMARAL, Ângela Santana. Qualificação dos trabalhadores e estratégia de hegemonia: o embate de projetos classistas. (Tese) Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

Sobre a vida fora da empresa?

Neste sentido, os programas de “qualidade de vida no trabalho” seguem a tendência já apontada, ou seja, visam conformar um comportamento adequado aos novos métodos de produção. Condizentes com as novas modalidades de reprodução da força de trabalho, esses programas buscam, por meio dos serviços sociais e das ações socioeducativas, o enquadramento de hábitos e cuidados com a saúde, alimentação, lazer etc., que implica uma intervenção normativa sobre a vida do trabalhador dentro e fora da empresa. "

https://www.cressrn.org.br/files/arquivos/G2cm832r29W2oX2IHY6P.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo