Paciente de 60 anos, sexo masculino, hipertenso e portador d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317847 Medicina
Paciente de 60 anos, sexo masculino, hipertenso e portador de DM tipo 2, apresentou crise tônico-clônica generalizada sem fator desencadeante aparente. O estado pós-ictal durou 10 minutos e não apresentou qualquer déficit focal. No momento está assintomático.
O eletroencefalograma, após a crise, foi normal. Passado de AVC sem sequela aparente ao exame físico, porém a RM demonstrou infarto prévio em cápsula interna esquerda.
Assinale a opção que indica a melhor conduta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a resposta correta porque indica o início da terapia anticonvulsivante devido à presença de uma doença cerebral estrutural pré-existente, que neste caso é o infarto na cápsula interna esquerda evidenciado pela ressonância magnética (RM). Apesar de este ter sido o primeiro episódio de crise convulsiva não provocada e o eletroencefalograma (EEG) estar normal, a decisão de iniciar a medicação não se fundamenta na normalidade do EEG ou na ausência de déficit focal no exame físico, mas sim na presença de uma lesão cerebral que aumenta o risco de novos episódios convulsivos. Em pacientes com crises epilépticas não provocadas e com achados de lesões estruturais cerebrais, o risco de recorrência de crises é consideravelmente mais alto, justificando, portanto, a profilaxia com anticonvulsivantes para prevenir futuros episódios e possíveis complicações associadas a eles.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo