O conteúdo esporte teve uma nova divisão, de acordo com a B...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C - Lançar, bater ou arremessar.
Vamos entender por que essa alternativa é a correta e por que as outras não são adequadas.
Tema da questão: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que normatiza o que deve ser ensinado nas escolas brasileiras. No contexto da Educação Física, a BNCC organiza os conteúdos em diferentes categorias de esportes, sendo o Esporte de Rede uma dessas categorias. Esta questão especificamente trata dos objetivos do Esporte de Rede conforme essa nova divisão.
Para resolver a questão, é necessário compreender que o conjunto de habilidades associadas ao Esporte de Rede envolve ações que geralmente estão presentes em esportes como vôlei, tênis e badminton. Nestes esportes, os movimentos principais incluem lançar, bater e arremessar a bola ou o objeto de jogo.
Justificativa para a Alternativa Correta:
Alternativa C - Lançar, bater ou arremessar: Esta alternativa é correta porque reflete as habilidades necessárias para a prática de esportes de rede. Nos jogos de vôlei, por exemplo, os jogadores precisam bater na bola. No tênis, os movimentos de bater e arremessar (saque) são fundamentais. E, finalmente, o lançamento é uma habilidade chave em esportes como o badminton.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A - Chutar, bater e dançar: Embora "bater" seja uma habilidade aplicável ao Esporte de Rede, "chutar" e "dançar" não são. Chutar é mais associado a esportes como o futebol, e dançar não é uma habilidade diretamente relacionada a esportes de rede.
Alternativa B - Dançar, nadar e lançar: "Nadar" e "dançar" não se relacionam com esportes de rede. Nadar é uma habilidade aquática e dançar é uma atividade rítmica, ambas fora do contexto de esportes com rede.
Alternativa D - Nadar, lançar e pular: Assim como na alternativa anterior, "nadar" e "pular" não são habilidades centrais para esportes de rede. "Lançar" é relevante, mas as outras duas habilidades não se aplicam.
Alternativa E - Arremessar, nadar ou pular: Novamente, "nadar" e "pular" não são habilidades necessárias para esportes de rede. "Arremessar" é relevante, mas as outras duas habilidades não são.
Espero que a explicação tenha ficado clara! Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais detalhes, estou à disposição para ajudar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab: C
Rede/quadra dividida ou parede de rebote: reúne modalidades que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o rival seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento. Alguns exemplos de esportes de rede são voleibol, vôlei de praia, tênis de campo, tênis de mesa, badminton e peteca. Já os esportes de parede incluem pelota basca, raquetebol, squash etc.
obs. notem que a questão diz: "bater", porém na BNCC está escrito "rebater".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo